Unimed abre novo espaço cultural no bairro Santana
Metro Brazil (Porto Alegre)
A partir de hoje, Porto Alegre conta com mais um espaço cultural. No casarão localizado na rua Santa Terezinha, 263, no bairro Santana, a Unimed Federação/ RS inaugura a Casa Memória e Cultura. A data coincide com o 47º aniversário da Federação. Ontem, o local foi apresentado para colaboradores. Hoje, abre ao público em geral.
Construída nos anos 1930 e tombada pela Epahc (Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural), a residência foi transformada com a proposta de preservar, manter e difundir a história do cooperativismo médico. A obra, que durou seis meses, obedeceu aos parâmetros próprios para restauração e foi assinada pelo arquiteto Walter Schindel.
Além da exposição permanente sobre cooperativismo médico, que ocupa as salas do térreo, a Casa Memória e Cultura tem no segundo pavimento uma sala multifuncional, espaço para exposições temporárias, palestras, oficinas e ações educativas.
O supervisor do Núcleo Memória e Cultura Unimed Federação/RS, Everton Quevedo, diz que a ideia do espaço é capitanear ações culturais voltadas aos colaboradores e à comunidade. A primeira mostra convidada é assinada pelo médico e artista plástico Paulo Favalli: “Homo Machina nos 500 Anos Pós-Leonardo da Vinci”, alusiva aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, completados em 2019.
Nilson Luiz May, presidente da Unimed Federação/RS, destaca que, com a abertura da Casa Memória e Cultura, o sistema vive uma nova etapa. “Estamos fortalecendo e valorizando nossa história. Realizamos um processo de pesquisa que exigiu esforço grandioso que resultou na nossa exposição permanente do cooperativismo médico, com documentos, registros, atas e fotos, catalogados de acordo com os processos mais atuais de arquivamento físico e eletrônico. A proposta é que seja um espaço vivo para memória e para pesquisa”, explica May.
Comentários