Richard "Rick" Christopher Wakeman (Londres, 18 de maio de 1949) é um tecladista de rock progressivo britânico. Ele é um pianista clássico treinado, e tornou-se bastante famoso por sua virtuosidade. Dúvidas quanto ao futuro do músico erudito no mercado e grandes possibilidades no mundo do rock o fizeram optar por abandonar o conservatório onde estudava, sem se formar. Nos primeiros anos de sua carreira ele foi o pioneiro no uso de vários teclados ao mesmo tempo. Foi matéria de vários jornais ao surgir improvisando mesas e tábuas de madeira para empilhar e organizar seus teclados e seu nome tornou-se sinônimo de tecladista cercado por uma vasta gama de equipamentos. Nos palcos, quase sempre está vestido com uma comprida capa brilhante.
Wakeman tem uma carreira solo extremamente longa. Ele também tocou como músico convidado para artistas como Elton John, Brian May, Alice Cooper, Lou Reed, David Bowie, Ozzy Osbourne e Black Sabbath. Com David Bowie gravou quando ainda estudava no conservatório de música por volta de 1968-69, e proibido de tocar música pop, participava das sessões de estúdio em segredo.
Wakeman alcançou a fama em 1970 tocando com a banda The Strawbs, juntando-se ao Yes em 1971. Ele entrou e saiu da banda pelo menos quatro vezes, reflexo de um relacionamento turbulento com o grupo. Em 2002 ele voltou ao Yes pela quinta vez.
Rick Wakeman é considerado um dos pais do Rock Progressivo e do Rock Sinfônico. Wakeman é um tecladista brilhante, sendo considerado por muitos, como as mãos mais ágeis dentre todos os tecladistas. Utiliza pianos acústicos, elétricos e eletrônicos; sintetizadores; Minimoog; Mellotron; todos os tipos de teclados; órgãos, órgão Hammond; clavicórdios etc.
Wakeman produziu dezenas de álbuns com os mais variados temas. Desde lendas míticas da antiga Inglaterra até o Espaço Sideral, passando por reis, rainhas, temas astrológicos, música ambiente e trilhas sonoras para filmes dentre outros. Nos anos 80, após seu afastamento do Yes entrou em jornada solo produzindo inúmeros discos solos. O primeiro foi o álbum de 1981 de nome 1984, de rock progressivo, baseado na obra homônima de George Orwell, sendo o mais bem sucedido desse período. Menos conhecidos de seu repertório foram alguns álbuns baseados em músicas do gênero New Age entre eles o primeiro álbum Country Airs de 1986 que foi sucedido por Night Airs e Sea Airs todos em uma coleção de discos de música ambiente baseada em pianos, uma tentativa de Wakeman se afastar do gênero que o tornou tão famoso e retornar a algumas de suas origens. Mas não demoraria para Rick Wakeman ainda no início dos anos 90 retornar ao clássico rock progressivo produzindo mais alguns trabalhos com Yes, na reunião de integrantes e ex-integrantes em 1989 com o ABWH e em 1991 com o projeto Union da banda Yes. Por fim lançou o album Return To The Centre of the Earth em 1999, um sucessor espiritual de seu álbum clássico Journey to the Centre of the Earth de 1974, que contou com participação de inúmeros artistas famosos como Ozzy Osbourne e Katrina Leskanich. Lançaria ainda um novo e último grande projeto de rock progressivo que foi o álbum Out There em 2003 baseado do tema de viagens no espaço. Seu último álbum lançado foi em 2019 de piano denominado Christmas Portraits. Um novo álbum deve ser lançado em 2020 baseado em rock progressivo com o nome intitulado The Red Planet
Dois de seus filhos, Adam Wakeman e Oliver Wakeman, também seguiram a carreira de tecladistas, sendo o filho Oliver o que mais se aproxima do estilo do pai. Adam Wakeman é o atual tecladista da banda de heavy metal Black Sabbath e toca muito com o pai aparecendo em diversos álbuns e shows.
Recentemente, no final de 2008, Wakeman foi convidado formalmente pela realeza britânica para celebrar os 500 anos da ascensão de Henrique VIII ao trono inglês com um de seus espetáculos o que deu origem ao show "The Six Wives of Henry VIII Live at Hampton Court Palace" lançado em CD, DVD e Blu-Ray. O show foi realizado em um dos castelos construídos por Henrique VIII, o Hampton Court Palace e reuniu uma orquestra com 70 integrantes, um coral de 40 vozes, um quinteto de rock e diversos convidados especiais. A reprodução ao vivo pela primeira vez de todo o álbum The Six Wives of Henry VIII foi especialmente regozijante para Wakeman pois esse era seu desejo após o lançamento original do álbum, mas sua carta solicitando permissão para um concerto foi rejeitada na época.
Em 2012, ele esteve novamente em turnê pela América Latina. Tocou na Argentina, no Chile e no Brasil. Em território brasileiro, se apresentou em Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Paulo. Reapareceu em 2014 em turnê de comemoração dos 40 anos do álbum Journey to the Centre of the Earth.
Comentários