Pular para o conteúdo principal

Usar a esteira como único meio de treinamento reúne fatores positivos e negativos


Faz um dia maravilhoso lá fora. Sol, umidade relativa do ar adequada, temperatura agradável. Tempo bom para o seu treino de corrida do dia. Tudo perfeito, até que o tempo nubla, começa a ventar e vem aquela chuva indesejada. Nesse momento, você lembra da esteira que você tem em casa ou na academia de ginástica que frequenta. Bingo! O dia não estará perdido, graças a opção de realizar o treinamento em local coberto e protegido de condições climáticas desfavoráveis.
A esteira rolante é uma opção bem-vinda. Pode ser alojada em locais com pouco espaço e oferece a comodidade de treinar sem se deslocar para lugares longínquos.
Mas utilizá-la única e exclusivamente como meio de preparação física, para participar de eventos ao ar livre, é adequado? É possível transferir o que é realizado no equipamento para uma pista de corrida?
Em estudo realizado por pesquisadores da área de Educação Física de São Paulo e Rio de Janeiro, em 1997, concluiu-se que testes em laboratório para se determinar velocidade e frequência cardíaca de treino, em distância específica de 5.000 metros, possuem menor relação ao desempenho da corrida que os em pista.
A pesquisa citada acima, em condições de avaliação, deixa claro que a possível transferência do treino em esteira para a pista não garante manutenção de performance. Há diferenças contundentes entre os dois meios de treino que podem influenciar na busca por melhores resultados. Vamos a elas!
O impacto, a solicitação muscular e o gasto energético são expostos à prova, quando se trata de analisarmos o meio utilizado para correr. Na esteira rolante, considerando os modelos dos últimos anos, há a presença de sistemas de amortecimento que amenizam o impacto transferido às articulações, reduzindo a percepção de esforço do corredor.
A percepção de esforço é também influenciada pela ação muscular dos membros inferiores. Ao contrário da corrida em pista ou rua, os músculos da panturrilha, posteriores e adutores da coxa e glúteos (geram a força ou propulsão para o deslocamento frontal da corrida) são menos solicitados, implicando em menor esforço cardíaco, e consequentemente menor gasto energético.
O fato de correr sob uma esteira reduz essa ação muscular, pois acompanha-se a velocidade controlada pelo equipamento, o que não ocorre na rua, já que você é quem gera a força para correr. Estratégias de elevar a inclinação da esteira em até 2% podem aumentar essa solicitação muscular.
O controle de velocidade disponível na esteira rolante permite elaborar treinos especiais, tais como os de completar distâncias pré-determinadas e de trabalhar o ritmo (tempo). O ritmo de corrida na rua é trabalhado medindo-se o tempo para se concluir 1 km de distância, posteriormente, adequando a velocidade de deslocamento para o próximo quilômetro. Há monitores de frequência cardíaca no mercado incrementados com GPS, permitindo a visualização da velocidade executada em tempo real.
As questões psicológica e de motivação são pontos importantes. Treinos muito longos, acima de 60 minutos, podem se tornar mentalmente desgastantes em esteira. Se o seu objetivo é aumentar a distância de corrida, você encontrará um prazer imensurável ao desbravar parques, ruas e pistas próprias para a prática do esporte.
Quando se trata de condições adversas e de trânsito, a esteira rolante é muito vantajosa. Temperatura e umidade elevadas ou muitos baixas, chuva, vento, entre outros, são condições que dificultam o seu treino de corrida, no entanto, não podem ser evitadas ao participar de um evento. À noite, na rua, há o risco de surpresas desagradáveis com o trânsito de carros, ao contrário dos parques.
As vantagens e desvantagens de correr em esteira e na rua tornam os dois meios interessantes, ao serem mesclados em seu treino de corrida. Se você é um corredor inveterado e competitivo, a esteira complementará o seu treinamento. Mas se a sua intenção é apenas melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório, sem pretensões de estabelecer novas marcas e aumentar distâncias, a esteira será uma ótima companheira.

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)