Caiu como uma bomba
"Tem que manter isso, viu?", diz Michel Temer na gravação de março em que o empresário Joesley Batista, dono da JBS, informa o presidente que estava pagando o ex-deputado Eduardo Cunha e o operador Lucio Funaro para que se mantivessem em silêncio. Leia mais detalhes. Perto das 21h30, o Planalto divulgou uma nota curta em que nega pedido de Temer por pagamentos em troca do silêncio de Cunha.
Outras revelações foram feitas na delação de Joesley:
- O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, foi gravado pedindo ao empresário R$ 2 milhões. A entrega do dinheiro a um primo de Aécio foi filmada pela Polícia Federal (PF). A PF rastreou o caminho do dinheiro e descobriu que foi depositado numa empresa do senador Zeze Perrella (PSDB-MG). Aécio não comentou
- Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda de Lula e Dilma Rousseff, negociava o dinheiro da propina para ser distribuído aos petistas e aliados com o empresário Joesley Batista. De acordo com ele, também era Mantega que operava os interesses da JBS no BNDES
A notícia, claro, repercutiu de forma retumbante em Brasília:
- Temer se reuniu com assessores e ministros em seu gabinete, no terceiro andar do Palácio do Planalto, imediatamente após a divulgação. Entre os participantes da reunião estavam o porta-voz do governo, Alexandre Parola, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria Geral), Henrique Meirelles (Fazenda) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), além do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)
- O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou a sessão na Casa minutos após a publicação da reportagem no site de "O Globo". "Não tem mais clima para trabalhar", afirmou. Maia disse ainda: "Tem que ver primeiro o que é". Na sequência, emendou: "Estamos tratando disso". Sobre se o caso é grave, concluiu: "Pode ser".
Delatores da JBS tinham gravações com Temer e histórico de propina
Mais Lava Jato
Outro delator da operação, o marqueteiro João Santana rebateu declarações da ex-presidente Dilma Rousseff de que suas informações dadas à Justiça são "mentirosas". Por meio de nota, ele disse que cancelou, em fevereiro do ano passado, uma passagem de retorno ao Brasil após terem sido alertados por Dilma sobre a expedição de uma ordem de prisão contra o casal.
- Uma foto anexada pela PF a uma das ações penais da Operação Lava Jato que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostra o político e o ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, juntos no sítio de Atibaia, no interior de São Paulo. Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente reafirma que não é o proprietário do sítio ou do apartamento em Guarujá e que Lula sempre agiu dentro da lei
Vai subir a conta
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou hoje duas notícias. A boa: segundo o órgão, não haverá racionamento de energia por causa da estiagem. A má: a nossa conta de luz vai ficar mais cara. “Ao longo do período seco o preço [da conta de luz] vai subir porque nós vamos cada vez mais necessitar das nossas usinas térmicas”, afirmou Luiz Eduardo Barata. Veja mais informações.
Violência urbana
Uma mãe passou por momentos de desespero em mais um caso de violência no Rio. Ela levava o filho de 4 anos para um hospital após não encontrar vagas em uma outra unidade. Criminosos levaram o carro com a criança 4 anos na Zona Oeste da cidade. “Comecei a gritar: pode levar o carro. Só deixa o meu filho". Mas os bandidos a ignoraram. A polícia foi chamada e houve uma perseguição que durou duas horas e só terminou 25 quilômetros depois, em Bangu. Leia mais.
Criminosos roubam carro com criança de 4 anos dentro
- A Polícia Civil prendeu o homem suspeito de ser responsável pela morte de uma aposentada de 67 anos. Maria Magnólia Santos Pereira foi arrastada por um carro durante um assalto em Serrana (SP)
Morte na Venezuela
Um adolescente de 15 anos morreu durante uma manifestação no estado venezuelano de Táchira, levando a 42 mortes em protestos contra o governo Maduro desde o dia 1º de abril. O presidente venezuelano ordenou a ida de 2.000 militares e 600 tropas para o estado de Táchira, que faz fronteira com a Colômbia. A região também registrou saques de estabelecimentos comerciais e sedes da polícia.
Ministério igualitário
O novo presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que seu ministério terá 11 mulheres e 11 homens, em uma composição que respeita a paridade de gênero. Após vencer na eleição a representante da extrema-direita, Marine Le Pen, Macron optou também por uma formação política mais diversificada em seu gabinete: há figuras políticas de esquerda, direita e centro, assim como membros provenientes da sociedade civil.
Segurança dos carros
A resposta da GM de que "cumpre todos os requisitos" de segurança do Chevrolet Onix, dada após a divulgação de zero estrela para o modelo em teste independente do Latin NCap, evidencia o descompasso do mercado nacional. A legislação brasileira exige menos equipamentos do que em outros países, como a Argentina. Dos 10 modelos que figuraram entre os mais vendidos no Brasil, 5 são menos equipados aqui de quando vendidos nos Estados Unidos ou na Europa.
Novo Android
O Google anunciou a nova versão do sistema operacional mais presente em smartphones no mundo. As novidades: o novo Android, que não teve o nome revelado, consegue rodar dois aplicativos ao mesmo tempo na tela e vem com um sistema para proteger usuários de apps inseguros, além de uma ferramenta para otimizar a memória interna de celulares limitados. Veja mais detalhes.
Dave Burke, vice-presidente do Google para Android, fala das novidades do Android O — Foto: Helton Simões Gomes/G1
Curtas e rápidas
- A Nestlé perdeu na Justiça a exclusividade pelo formato do chocolate Kit Kat
- 'Maior gato do mundo' espera por oficialização de recorde mundial na Austrália
- Cão fiel abraça dono após acidente na Argentina e foto conquista internet
- Facebook começa a esconder links que possam ser 'caça-clique'
Comentários