Pular para o conteúdo principal

Dica: As plantas ideais para cultivar em sacadas no verão


 Engana-se quem pensa que uma sacada ou terraço sujeito à grande incidência de sol e vento não pode ter vasos ou floreiras frondosas. Segundo paisagistas e arquitetos, há muitas opções de plantas que, se tratadas adequadamente, sobrevivem bem às rajadas e farta exposição solar. A falta de espaço também não é desculpa: painéis verdes horizontais e vasos suspensos surgem como alternativas bonitas e resistentes aos suportes de chão.

Uma das espécies mais recomendadas é a primavera (Bougainvillea glabra). Bonita e resistente, essa planta se adapta bem, inclusive, quando a varanda é toda envidraçada (efeito estufa), algo cada vez mais comum. Segundo a arquiteta e paisagista Daniela Sedo, no caso das primaveras, o ideal é plantar as mudas em vasos que tenham entre 50 e 70 centímetros de altura e boca grande, a fim de garantir o bom desenvolvimento da raiz e das folhagens, e a manutenção precisa ser diária.

"É essencial regar a primavera uma vez ao dia. Tudo o que esse vegetal precisa é de água, então, se for viajar ou se ausentar por alguns dias do apartamento, deixe alguém responsável por aguar o exemplar", reforça a paisagista. Para os que têm pressa em ver o viço da planta, essa trepadeira apresenta rápido desenvolvimento e em dez meses já é possível observar flores e folhagem vistosas.

Outra flor que Sedo recomenda para sacadas expostas ao sol é a azaleia (Rhododendron simsii). "É uma espécie rústica muito bonita, mas requer poda periódica para que a folhagem não fique com aspecto velho. Mas não se preocupe, não é trabalhoso. A cada três meses a sugestão é de que a terra do vaso (50 cm de altura) seja adubada. Recomenda-se usar o adubo orgânico ou o fertilizante químico NPK. Para plantas de médio porte, o NPK 10 10 10 é o ideal, mas Daniela alerta: "O correto mesmo é sempre pedir auxílio a um paisagista, na hora de adubar, pois uma dose errada pode queimar a planta".

Para fugir do lugar comum, o paisagista Marcelo Novaes indica o cultivo de árvores frutíferas, como a jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e a pitangueira (Eugenia uniflora), que são bem resistentes e frutificam nos vasos, dando um volume muito bonito ao pequeno jardim. Mas também há uma boa variedade de plantas de médio porte que resiste à ação do sol.

Novaes indica as camélias (Camellia japonica), a lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica), o buxinho (Buxus sempervirens), a cica (Cycas revoluta) - para as varandas com mais espaço -, as moreias (Dietes iridioides) e os jasmins-do-cabo ou gardênias (Gardenia jasminoides). "Ao criar o paisagismo das varandas, leve em consideração a composição do ambiente através da combinação das espécies, para que haja harmonia e equilíbrio", ensina.

Aposte em plantas suspensas

Outra ideia bacana para ter um jardim de verão bonito e duradouro em sacadas de apartamentos é pendurar os vasos a partir do teto. "Aqui as opções são as espécies que transbordam do recipiente, que ficam lindas vistas tanto por quem está do lado de fora do prédio, quanto por aqueles que estão na sala de estar, por exemplo", sugere Sedo. A clássica samambaia (Polypodium lepidopteris), antes considerada planta da casa da vovó, voltou à moda e, além de dar um aspecto retrô à decoração, resiste bem aos raios UV, porém, não suporta o sol pleno.


"Outras variedades que dão flores e ficam lindas em vasos pendurados são a brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida), a flor-batom (Aeschynanthus radicans) e a peixinho ou columeia-peixinho (Nematanthus wettsteinii). Um detalhe importante ressaltado pela paisagista: uma das vantagens de ter um jardim suspenso em sacadas é a de que os raios solares não atingem diretamente as plantas. "Pela posição dos vasos, a claridade é tangente e, portanto, a incidência solar não é tão agressiva como se o pequeno jardim estivesse no chão", complementa.

Para aqueles que têm pouquíssimo espaço, a arquiteta Cristiane Schiavoni dá duas opções bacanas para o cultivo em sacadas. Uma é fazer uma pequena horta com temperos. "A maioria das espécies pede muito sol", explica. A outra é transformar uma das paredes em jardim: "Nesse caso, indico plantar a dedinho-de-moça (Sedum morganianum). Fica lindo", conclui.

As paisagistas e sócias Gisele Macedo e Patrícia Covolo oferecem como opção ao jardim vertical a instalação de vasos de tamanho médio na parede, formando um mural vivo. "Para esse formato, pode-se usar algumas bromélias de pequeno porte ou orquídeas, ambas duráveis".

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)