Pular para o conteúdo principal

Qual o tamanho da TV que você deve ter na sala com base na distância do sofá para poder ver bem?

 O tamanho é importante na hora de comprar uma televisão. É super normal ficar em dúvida entre qual polegada escolher e ficar tentado a comprar a maior. Qual é o tamanho recomendado para nossa sala ou quarto? Aqui explicamos o que você deve levar em consideração e como escolher o tamanho ideal da televisão.

Uma grande sala onde cabe uma gigantesca TV de 98 polegadas não é a mesma coisa do que uma pequena sala onde podemos vê-la a pouco mais de um metro de distância. Precisamente este é o primeiro fator a levar em conta: a distância a que teremos a televisão.

O segundo fator a levar em conta é a resolução. Quanto maior a resolução, mais pixels. E por esta razão, uma televisão 4K parece mais nítida do que uma televisão FullHD. Hoje não falaremos sobre qualidade de cor ou brilho, mas a resolução é importante na hora de decidir o tamanho da televisão.

Só porque uma TV é maior não significa que terá uma aparência melhor. É por isso que é tão importante escolher o tamanho adequado. Se comprarmos uma televisão muito grande e estivermos muito próximos, veremos a imagem pixelizada. Por outro lado, se escolhermos uma televisão muito pequena, não veremos todos os detalhes que a televisão nos pode proporcionar.

De que depende a distância ideal?

Cada pessoa possui um nível específico de acuidade visual, mas há uma série de parâmetros generalizados que nos permitem calcular qual deve ser o tamanho ideal para nossa TV. O fator mais determinante é o ângulo de visão.

A distância ideal é aquela onde estamos posicionados de forma que coincida com o que veria a câmera com a qual as imagens foram tiradas. Se estivermos mais próximos, teremos um ângulo de visão mais amplo. Se nos afastarmos, teremos um ângulo mais estreito.

E qual é então o ângulo ideal? Bem, aqui depende do que vamos ver. A recomendação da Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE) é que a tela ocupe 30º do nosso campo de visão. Porém, segundo a empresa THX, conhecida pela certificação para salas de cinema, a recomendação para conteúdo cinematográfico em 4K e imersão total é que o ângulo de visão seja 40º. Anteriormente, com Full HD, a recomendação era de 20º.

Portanto, para calcular a distância ideal da nossa televisão devemos levar em consideração qual critério nos interessa, seja o mais conservador de 30º ou o de cinema de 40º. Com o primeiro descobriremos que o tamanho recomendado é menor, enquanto com o segundo conseguiremos uma televisão maior para ter uma melhor experiência cinematográfica.

A proporção

Como isso se traduz de graus em distância e polegadas? É aqui que entra a fórmula de proporção simples. A regra mágica é multiplicar o número de polegadas pela proporção e obteremos a distância ideal. Cada fabricante recomenda uma proporção diferente, mas podemos simplificá-la em três números:

  • Proporção 1,2: equivalente a um ângulo de visão de 40º.
  • Proporção 1,6: equivalente a um ângulo de visão de 30º.
  • Proporção 2,5: equivalente a um ângulo de visão de 20º.

Suponha que gostamos muito de uma televisão de 65 polegadas e queremos saber qual a distância ideal para visualizá-la. O que temos que escolher é a proporção que nos convém. Nesse caso, digamos que queremos assistir filmes em 4K. Portanto, multiplicaremos por 1,2:

  • 65 polegadas x 1,2 = 78 polegadas. Convertendo 78 polegadas em centímetros, teremos 198cm. Ou seja, 1,98m que dá praticamente dois metros de distância ideal para ver a TV.

Abaixo deixamos uma tabela com alguns tamanhos populares e qual a distância ideal - com três colunas, dependendo da proporção escolhida. Lembramos que esta é a distância ideal de visualização. Se colocarmos a TV mais perto provavelmente veremos muitos pixels. E se o colocarmos mais longe, não estaremos valorizando todos os detalhes.

O que dizem os fabricantes?

Diferentes fabricantes têm suas próprias recomendações, mas a maioria delas coincide com as proporções discutidas acima. Nos últimos anos temos visto que a tendência é para televisores cada vez maiores.

Isso significa que algumas marcas já falam que a proporção ideal é “entre 1 e 1,5”. É o caso de TCLSony e Panasonic. Outras marcas como a Samsung se baseiam na recomendação da THX e defendem a proporção de 1,2, cada vez mais difundida como o padrão ideal para escolher uma televisão 4K para assistir filmes em casa.

gráfico Rtings acima resume as conclusões sobre a distância ideal da TV, dependendo do tamanho e da resolução. Para hoje, onde a resolução Ultra HD 4K é a mais comum, recomendamos olhar a faixa azul clara.

Se por exemplo tivermos 3 metros para a televisão. Poderíamos optar por uma televisão Full HD entre 55 e 70", mas se escolhermos uma TV de 75", ela teria que ser 4K. Mais uma vez repete-se a ideia de que a resolução Ultra HD nos permite comprar televisores maiores em menores espaços.

Claro que todo este texto é mostrando as situações pensando apenas na distância ideal. Não estamos levando em consideração diferenças de preços (e nem de qualidade) entre marcas e também desconsiderando as particularidades de cada local, como tamanho da parede, presença ou ausência de janelas, tamanho do rack, etc.

O objetivo é apenas mostrar uma ideia inicial para que você possa decidir qual a TV ideal para cada situação.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)