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Entrevista: Manoel de Barros

BRAVO!: A natureza, em sua poesia, é só pretexto para o sr. estabelecer relações de pensamento, ilações filosóficas. O sr. é um falso poeta da natureza? Manoel de Barros : Minha obra tem um lastro da terra, mas não gosto de ser chamado de poeta ecológico - não dou muita importância a isso. Poeta é o sujeito que mexe com palavras. Tenho minha linguagem própria, que descobri, que não tem nada de ecológico. Fui criado no Pantanal, onde vivi até os 8 anos. Se as palavras que me chegam mais comumente são do brejo, é devido ao meu lastro existencial, que reflete um pouco a terra. Nossa vivência, principalmente nossa infância, é o que a gente carrega para o resto da vida. Tenho um lastro de coisas ínfimas, mas sou principalmente criado pelas palavras. Elas inventam a gente mais do que a gente a elas. Elas me ocorrem. Costumo dizer que só tenho 81 anos e muita infância para trás. O livro está dentro da gente. Tenho a convicção de que a poesia começa no desconhecer, no subconsciente, e não a

Dica: Box DVD "A Corrida Maluca"

Dick Vigarista, Muttley, Penélope Charmosa e todos os rivais malucos aceleram suas máquinas em DVD! Liguem seus motores! O eterno vilão Dick Vigarista, seu fiel cupincha Muttley e seu carro, a Máquina do Mal, vão atropelar vocês e todos os outros competidores, velozes e furiosos, para chegar ao final de mais uma Corrida Maluca. Esteja bem equipado para encarar esta dupla de desleais encrenqueiros, assim como seus rivais: Peter Perfeito em seu Turbo Especial, Luke e o urso Chorão e sua Carroça do Pai Tomás, a Quadrilha de Morte e o seu Chugga-boom e a glamourosa Penélope Charmosa em seu carro cor-de-rosa. Apertem seus cintos para percorrer os 34 episódios originais acompanhados e extras hilários, que manterão você grudado na tela até a linha de chegada!

Cidades históricas de Minas Gerais

  Cidades históricas de Minas Gerais, durante os séculos XVII e XVIII surgiram, em Minas Gerais, vilas voltadas para a mineração. Ouro Preto, Sabará, Diamantina, Mariana, São João del Rei e Tiradentes, que formavam a rota do ouro, são conhecidas, hoje, como cidades históricas. No final do século XVII, a descoberta de ouro atraiu gente de todos os lugares da colônia e do exterior, especialmente, de Portugal. Bandeirantes ( ver Entradas e bandeiras) paulistas atravessaram a Serra do Mar e se embrenharam pelas selvas, desbravando florestas, aprisionando índios e procurando riquezas. Esta movimentação de pessoas e dinheiro — além do aumento de tropas portuguesas para impedir o contrabando da riqueza recém descoberta —, plantou povoações ao longo do caminho. Mais tarde, estas vilas se transformaram em cidades ricas e capazes de desenvolver sua própria cultura artística. Redesenhando o estilo barroco da metrópole, as cidades históricas revelaram talentos artísticos como Antonio Francisc

Charge do Dia

O sexo e a revolução

Maio de 1968, que completa 40 anos, não conseguiu derrubar o capitalismo nem instituir o amor livre, mas foi decisivo para definir rumos da sociedade de consumo e da sexualidade atual Em 2008 acontecerá o 40º aniversário de um momento crucial do século 20. Muitos estopins pegaram fogo ao mesmo tempo, e uma geração se rebelou contra a sociedade burguesa. "Desejar a realidade é bom; realizar os desejos é melhor." A revolução de 1968 recendia a orgia. Assim, não se pode considerar estranho que seus detratores a vissem como um ataque de raiva de jovens mimados. E obscenos. O clima dionisíaco de 1968 foi o núcleo da revolta. Todas as críticas feitas aos fogos de artifício políticos daquele ano deixam de levar em conta sua fogueira fundamental, acesa pelo sexo e graças ao movimento de liberação da mulher. O capitalismo, porém, se manteve em pé. Trocou sua pele antiga por um cetim das cores do arco-íris, e ganhou a capacidade de desenvolver-se como grande festa pública de consumo ag

Zen

  Escola budista que se desenvolveu na China e mais tarde no Japão como resultado de uma fusão entre a forma mahayana do budismo original da Índia e a filosofia chinesa do taoísmo. Foi introduzido na China no ano 520 pelo monge Bodhidharma. Os dois ramos principais do zen, o rinzai zen e o soto zen, que se instalaram no Japão, foram levados à ilha por japoneses que haviam estudado na China. Zen e Chan são as formas japonesa e chinesa de pronunciar o termo sânscrito dhyana, que designa um estado mental equivalente à meditação; é o estado de consciência de Buda, aquele que está livre da crença de que a individualidade diferenciada de uma pessoa e das outras coisas é real. O Zen é a maneira chinesa de conseguir a meta budista de ver o mundo tal como é, com uma mente que não tem sentimentos de apego. Tal liberdade mental deve ser conseguida mediante uma idéia direta e imediata. Por isso, abandona tanto as teorias como os sistemas de prática espiritual e comunica sua visão da verdade p