"O importante não é o que você sabe, mas o que
lembra na ocasião"
Cada uma das criaturas vivas, seja uma bactéria ou os mamíferos
superiores, como os golfinhos, baleias e humanos, têm um dispositivo
no cérebro que funciona baseado em ProDiTe, ou Proximidade de
Distância e Tempo (eu inventei esse nome, por isso ele é ridículo
mesmo). Se um pensamento está próximo, no tempo ou espaço, ele vence
um pensamento de igual força que esteja distante. E já que nossas
ações e comportamentos são resultados do que pensamos, para vencer
temos que fortalecer os pensamentos certos, mesmo que distantes no
tempo e no espaço. Faça isso por meio da repetição, de lembretes ou
com a ajuda de outra pessoa (nós, Coaches, fazemos isso).
Esse mecanismo foi essencial para nossa sobrevivência. Se temos fome,
somos programados para comer qualquer coisa que nos mantenha vivos.
Claro que, para o resto dos animais (e para nossos antepassados, que
viviam quase sem comida) era uma questão de vida ou morte comer
qualquer coisa. Para nós, que vivemos com a geladeira abarrotada, isso
pode ser uma arma de autodestruição.
Se um pensamento está próximo, no tempo ou espaço, ele vence um
pensamento de igual força que esteja distante. Por essa razão, sempre
fazemos aquilo que está bem claro em nossa mente. Por essa mesma
razão, você encontrará placas da Coca-Cola em todos os lugares da
Terra. Na hora de dizer que refrigerante você quer... o nome do
produto estará na sua mente. Toda publicidade baseia-se no mesmo
princípio. Esse é o motivo para deixar seu objetivo cristalino.
Consiga isso, e você fará o que deve fazer.
Quando seus próprios princípios, metas e sonhos não estiverem claros,
você seguirá os pensamentos de alguém que tem os dele muito claros.
Você promete que escolherá os alimentos saúdaveis, para manter a saúde
e o peso. Mesmo assim, exatamente na hora do almoço, você "esquece" de
tudo e come q ualquer coisa suculenta que apareça em sua frente.
Depois, sente-se deprimido e culpado por sua "fraqueza".
Ou você participa de um curso, ou workshop, e aprende algo incrível
que, se aplicado diariamente, mudará sua vida. Mas, depois de alguns
dias, você deixa de aplicar o que aprendeu, e tudo e volta aos padrões
antigos que não ajudam sua carreira ou seus relacionamentos.
Talvez você ensine sua equipe a fazer algo, ou proceder de certo modo,
e eles parecem ter entendido; então, poucos dias depois, eles
simplesmente desaprendem tudo, e você fica com a sensação de que não
prestaram nenhuma atenção.
Três situações muito comuns, e todas elas têm a mesma explicação. Se
um pensamento está próximo, no tempo ou espaço, ele vence um
pensamento de igual força que esteja distante. Note que eu destaquei a
parte "de igual força".
Isso significa que você tem que fortalecer o pensamento certo,
mantendo-o na sua frente, ou na frente de quem precisa adotar um
comportamento novo, até que ele se torne uma segunda natureza, até ele
ganhar uma força tão grande que supere o pensamentos aleatórios.
Por que o McDonalds consegue ter padrões tão iguais para hambúrgueres
servidos em países tão diferentes? Porque eles não se limitam a
"dizer" aos funcionários que precisam fazer um lanche de uma certa
maneira. Eles repetem tantas vezes os procedimentos, que os
pensamentos de cada funcionário se tornam mais fortes do que a vontade
de variação natural, que poderia surgir. É como o famoso
dois-hambúrgueres-alface-queijo-molho-especial-cebola-picles-num-pão-com-ger
gelim.
Neste caso, a empresa ensina incessantemente a seqüência correta de
montagem de um lanche. A empresa garante, assim, o foco da mente do
funcionário. Você pode gostar ou não gostar do McDonalds, mas não pode
negar que eles conseguem manter padrões raríssimos, em uma área de
serviços onde a variação de qualidade é o normal.
Use o mesmo truque para mudar sua vida. Mantenha na mente o que você
deve fazer. Use bilhetes para si mesmo, no espelho, na geladeira, na
agenda, no computador. Eu não costumava beber água, mas como sei que
isso é essencial para minha qualidade e tempo de vida, programei o
relógio do computador para me mandar beber água 15 vezes por dia. A
decisão foi tomada com lógica e razão, mas no início eu me
contrariava, sempre que a janela de lembrete abria. Bastaram 20 dias
para eu não precisar mais ser lembrado, e hoje nunca trabalho sem uma
garrafa com água ao meu lado. Não passo mais sem água, e meu corpo
agradece. Use sua mente a seu favor. Não deixe que ela use você.
Repita e cerque sua vida de coisas que mantenham seu foco sobre suas
escolhas mais importantes. Faça como a Coca-Cola e coloque lembretes
em sua agenda, no carro, no trav esseiro. Vale tudo para conquistar
sua própria mente.Treine seus funcionários todo o tempo, não apenas em
um evento. Não importa o que sabemos, mas o que fazemos repetidamente
ou, como dizia Platão, o importante não é o que você sabe, mas o que
lembra na ocasião.
O único modo real de mudar um comportamento é repetindo o que devemos,
e escolhemos, repetir. Nenhuma lógica do mundo pode, sozinha, mudar um
comportamento, mas nosso comportamento é mudado facilmente pela
repetição. O importante não é o que você sabe, mas o que lembra na
ocasião.
Comentários
Sou professora ,moro no RS,me chamo Sheila e assim como você acredito na força do pensamento.Adorei suas dicas.
Visite meu blog.
Abraços
http://peadportfolio156753.blogspot.com/