Medicina alternativa, compreende abordagens não convencionais visando à cura e à saúde.
Medicina holística: trata o indivíduo como um todo e ressalta a interação entre o corpo vivo e o espírito. Sustenta que é a resistência, diminuída por hábitos errôneos e pelo estresse físico e mental, que torna o organismo suscetível à doença. Assim, a doença é considerada um desequilíbrio entre forças sociais, pessoais e econômicas, assim como o resultado de influências biológicas.
Medicina oriental: no mundo ocidental, houve um aumento visível do interesse por vários aspectos da medicina oriental, como a acupuntura, a massagem, a macrobiótica e as ervas medicinais. Os conceitos da medicina oriental baseiam-se no taoísmo. Os taoístas defendem que há um movimento constante entre dois pólos, o yin e o yang, forças complementares que devem estar em equilíbrio para criar a saúde e o bem-estar.
Acupuntura: consiste na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, pelos quais se acredita fluir energia vital. Nos países ocidentais, é usada principalmente para aliviar a dor.
Homeopatia: baseia-se na idéia de que "os semelhantes curam-se pelos semelhantes", isto é, a terapia deve ser feita com substâncias (diluídas em quantidades, às vezes, infinitesimais) que podem produzir quadros clínicos semelhantes aos da doença a ser tratada. O diagnóstico e tratamento homeopáticos tratam o corpo inteiro como um organismo unificado.
Medicina quiroprática: concentra-se na prevenção e tratamento de processos mediante conselhos psicológicos, sanitários, de higiene, nutrição e pela manipulação da coluna e outras articulações.
Massagem: baseada na teoria de que cada parte do organismo é controlada por um nervo espinhal, visa unificar, coordenar e integrar corpo e mente, estimulando nervos e músculos. A pressão suave com as pontas dos dedos é usada para reduzir a função nervosa e uma pressão maior é empregada para estimulá-la.
Reflexologia: emprega a massagem de alguns pontos do pé, com base na crença de que estes correspondem a diferentes funções corporais e de órgãos.
Meditação: busca alcançar o autocontrole e o controle das relações com o ambiente. Durante a meditação, o pensamento se separa da percepção, fazendo com que o indivíduo possa ficar afastado de suas emoções.
Técnicas de relaxamento: consistem no treinamento dos músculos do corpo para evitar tensões ocultas. Um dos instrumentos mais utilizados pelos terapeutas é a respiração profunda, já que a tensão produz, por si própria, mudanças na respiração. A ioga é a forma de relaxamento que utiliza a respiração e as posturas do corpo para melhorar a agilidade, tanto física como mental, e reduzir a tensão, possibilitando o relaxamento do corpo.
Aromaterapia: consiste na administração de óleos, em geral por fricções na pele, para tratar condições tão diversas como a inflamação, a pele oleosa, a gripe e a queda da imunidade.
Fitoterapia: utiliza as plantas medicinais para tratar diversos tipos de doenças e sintomas, como resfriados, gripes e vômitos.
Naturopatia: usa fontes naturais que, segundo seus defensores, têm poder curativo. O naturopata não emprega remédios de uso externo, como fármacos ou cirurgia, mas utiliza métodos como o jejum, a hidroterapia, a massagem, terapias com vitaminas e minerais, dietas vegetarianas, alimentos sadios, ervas, bandagens com barro e exercícios.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Comentários