Movimento artístico brasileiro que teve como marco zero o disco Panes et circensis, do qual participaram Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa, Nara Leão e o conjunto Os Mutantes.
A proposta do movimento em geral, e do disco em particular, era fazer uma “geléia geral” título de um poema de Torquato Neto com música de Gilberto Gil misturando elementos da cultura popular com procedimentos estilísticos da literatura de vanguarda. A primeira estrofe do poema de Torquato diz: “um poeta desfolha a bandeira/e a manhã tropical se inicia/resplendente candente fagueira/num calor girassol com alegria/na geléia geral brasileira/que o jornal do brasil anuncia”. Influenciaram dessa forma a estética de filmes como Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, espetáculos teatrais como O rei da vela, de Oswald de Andrade, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, além dos famosos Parangolés, do artista plástico Hélio Oiticica.
No entanto, o palco por excelência do movimento foi a música popular, naquele momento em plena ebulição com os festivais promovidos pelas grandes empresas de televisão, nos quais foram revelados todos os artistas daquela geração. Seus representantes encarnavam o espírito de contestação típico da época, escandalizando os setores mais conservadores da sociedade com suas atitudes e também a chamada esquerda, que achava uma violação à música brasileira tocar os ritmos mais populares com guitarras elétricas como em Domingo no parque, um baião tocado com uma roupagem pop, com o qual Gilberto Gil obteve o segundo lugar no Festival da Record de 1967.
Os mentores do tropicalismo se diziam legítimos herdeiros do ideário estético da Semana de Arte Moderna de 1922: “o Tropicalismo é uma forma antropofágica de relação com a cultura”, fala o Locutor na peça Vida Paixão e Banana do Tropicalismo (1967-1968), de J.C. Capinam e Torquato Neto (Ver Antropofagia cultural). Mas, incompreendidos na época, tiveram que esperar para que o movimento ganhasse o status de referência fundamental dentro da cultura brasileira em geral e da MPB em particular. Mesmo assim, foi grande a sua repercussão junto à juventude, o que levou os líderes do regime militar a prenderem Caetano e Gil, obrigando-os depois a sair do país.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Comentários