Feijão, nome comum de muitas plantas originárias do continente americano, cujas sementes e vagens são usadas como alimento humano e como forragem. A semente tem elevado conteúdo protéico e as vagens verdes são consumidas por inteiro. Das variedades que se consomem maduras, aproveitam-se somente as sementes, de cores variadas, conforme a espécie. Quase todas as plantas cultivadas são espécies ou variedades do gênero Phaseolus.
Na América Latina, o feijão constitui um dos alimentos básicos, apreciado por todos os grupos sociais, e é usado em numerosos pratos típicos de grande consumo.
A fava, aparentada ao feijão, é cultivada desde a Pré-história e continua sendo o tipo mais comum em muitos lugares da Europa. Nos Estados Unidos, cultivam-se diversas espécies, sob a denominação comum de ervilhaca. Quase todos os feijões daquele país, como acontece com as variedades mexicanas, pertencem a um mesmo gênero. Também são cultivadas, principalmente como forrageiras, leguminosas como o feijão-aspargo e a variedade careta. A soja, de origem oriental, é cultivada sobretudo pelo óleo, industrializado, e na preparação de forragem para o gado.
Cultivam-se centenas de variedades do feijão comum, que são agrupadas em duas linhas básicas: as anãs e as trepadeiras. As primeiras, baixas, sustentam-se sozinhas, mas as outras devem ser conduzidas por tutores.
Embora perenes, essas plantas são cultivadas como anuais. Exigem solo rico, leve e quente. Não toleram as baixas temperaturas. A principal enfermidade que ataca estas espécies é uma forma de antracnose, causada por um fungo que afeta os caules, as folhas e as vagens.
No Brasil, o feijão é alimento básico, ingrediente de um dos pratos típicos nacionais: a feijoada. Neste caso, usa-se o feijão-preto, mas outras variedades são também consumidas. É o caso do feijão-fradinho, utilizado no preparo do acarajé; o feijão-manteiga; o feijão-mulatinho; e o feijão-de-corda. Deu origem até a expressões populares, como “feijão-com-arroz”, expressão de simplicidade.
Classificação científica: Os feijões pertencem à família das Leguminosas. O feijão-comum é Phaseolus vulgaris. A fava corresponde à espécie Vicia faba. A ervilhaca é parte também do gênero Vicia. Quase todas as variedades cultivadas na Europa, nos Estados Unidos e no México integram o gênero Phaseolus. O feijão-aspargo forma parte do gênero Vigna. O feijão-careta corresponde à espécie Dolichos lablab.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Comentários