Ingredientes:
Mexidão Mineiro:
- 150 g de bacon (usei o Tropeira que tem muita carninha)
- 2 gomos de linguiça Toscana ou Calabresa defumada (400 g - usei a Toscana Sadia de geladeira do supermercado cara e gostosona, a Toscana tem um defumado + gostoso que a Calabresa)
- 1 colher (sopa) tempero mineiro verde caseiro (sem sal de geladeira - ou 2/3 dentes de alho)
- 2 maleguetinhas picadas com tudo de garrafinha (vermelha ou verde) ou 1 dedo-de-moça, sem sementes picada
- 1 folha de louro
- 1 cebola picadinha
- 2 tomates picados com tudo
- 3 ovos fritos (gema dura , fritos no capricho no branquinho sem cascão)
- 3 conchas de feijão cozido (sem o caldo escorrido - foram cozidos com 2 tabletinhos de caldo de carne só, sem tempero)
- 8 xícaras (chá) arroz cozido (é certinho 1 e 1/2 xícara de arroz cru Prato Fino preparado que faz render um pouquinho mais que outras marcas)
- 1/2 maço de couve-manteiga filetada fininha
- cheiro verde picado
- 200 g queijo minas ou canastra picado (que poderá ser misturado ou polvilhado)
- 200 g de farinha de milho flocadinha (se for de flocos grandes, esmigalhe antes com a mão)
- Cozinhe o feijão que ficou de molho por 35 minutos na pressão. Os mineiros fazem o Mexidão com feijão cozido sem tempero. Eu cozinhei o meu feijão com 2 tabletes de caldo. Maggi de Carne. Retire o que o precisa escorrido, o bonito é aquele feijão cozido inteiro neste arroz, não o de casca que estourou. O que sobrar de feijão você faz depois um feijão comum para a familia e até um Caldinho para Beber na xícara de café se quiser.
- Arroz - Cozinhe o arroz no ponto do seu jeito mesmo.
- Ovos Fritos - Antes de começar a refoga pra valer o Mexidão (técnicamente farofa de arroz), escola uma caçarola das grandonas teflonadas para fazer seu Mexidão. Nela começe fritando 1 ovo por vez, gema dura tá, sem ser cascuda, perfeita branquinha, retire e reserve.
- Mexidão - Faça uma refoga inicial caprichada no mesmo fundo sujo onde você fritou os ovos. Primeiro só o bacon com a linguiça toscana juntos. Não precisa retirar nada. O segredo começa aqui, refogar junto alho com pimenta-fresca + a folha de louro (que perde um pouco da sua ardencia se forem refogadas juntos no inicio. Depois a cebola.
- Acrescente o feijão em grão bonito, sem estar com casca estourada nesta refoga. É nela que ele ganhará o tempero.
- O tomate leva só um sustinho lá na refoga, não fique lá com ele desmanchando.
- E só finalizar vapt-vupt. Coloque o arroz cozido, o couve filetada crua (que pelo próprio calorzinho da comida, cozinha e não mucha demais, além de ficar com o temperinho deste arroz). Ovos fritos em tirinhas e muito cheiro verde picado.
- Acrescente 2 copos de requeijão de farinha e pronto. Ele dá uma leve secada em tudo. Ficando com textura + de arroz encrementado do que farofa.
Comentários