Pular para o conteúdo principal

Microsoft Corporation


1 INTRODUÇÃO
Microsoft Corporation, principal empresa norte-americana de softwares para computadores, a Microsoft desenvolve e vende uma gama de softwares para empresas e consumidores em mais de 50 países. Seus sistemas operacionais Windows para computadores portáteis são os mais usados do mundo. A sede da Microsoft está localizada em Redmond, Washington.

Outros produtos bem conhecidos da Microsoft incluem o Word, um processador de texto; o Excel, um programa de planilhas; o Access, um programa de banco de dados; e o PowerPoint, um programa para preparar apresentações comerciais. Esses programas são vendidos separadamente e como parte do Office, um conjunto de softwares integrados. A empresa também fabrica o BackOffice, um conjunto de produtos de servidores integrados para empresas. O Microsoft Internet Explorer permite que os usuários naveguem pela World Wide Web. Entre os outros produtos da empresa, encontram-se aplicativos de referência, incluindo a Enciclopédia Encarta; jogos; softwares financeiros; linguagens de programação para o desenvolvimento de softwares; dispositivos de entrada, tais como dispositivos apontadores e teclados; e livros relacionados a computadores.

A Microsoft opera a Microsoft Network (MSN), uma coleção de sites de notícias, viagens, finanças, entretenimento e informações na Web. A Microsoft e a National Broadcasting Company (NBC) operam em conjunto a MSNBC, um canal de televisão a cabo 24 horas no ar, com noticiários, debates e informações, além de um site associado.

2 FUNDAÇÃO
A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. Os dois trabalhavam juntos nos tempos do ginásio devido ao hobby de fazer programações no computador PDP-10 original da Digital Equipment Corporation. Em 1975, a revista Popular Electronics deu destaque a uma reportagem de capa sobre o Altair 8800, o primeiro computador portátil. O artigo inspirou Gates e Allen a desenvolver a primeira versão da linguagem de programação BASIC para o Altair. Eles licenciaram o software para a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), o fabricante do Altair, e formaram a Microsoft (originalmente Micro-soft) em Albuquerque, Novo México, para desenvolver versões de BASIC para outras empresas de informática. Os primeiros clientes da Microsoft incluíam firmas de hardware recém-criadas, tais como a Apple Computer, fabricante do computador Apple II; a Commodore, fabricante do computador PET; e a Tandy Corporation, fabricante do computador Radio Shack TRS-80. Em 1977, a Microsoft lançou seu segundo produto de linguagem, o Microsoft FORTRAN, e, logo depois, lançou versões de BASIC para os microprocessadores 8080 e 8086.

3 MS-DOS
Em 1979, Gates e Allen transferiram a empresa para Bellevue, Washington, um subúrbio de sua cidade natal em Seattle. (A empresa mudou para a sede atual em Redmond em 1986.) Em 1980, a International Business Machines Corporation (IBM) escolheu a Microsoft para escrever o sistema operacional para seu computador portátil, que seria lançado no ano seguinte. Como não dispunha de muito tempo, a Microsoft comprou o QDOS (Quick and Dirty Operating System) do programador Tim Paterson, de Seattle, por 50 mil dólares e o renomeou como MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Fazia parte do contrato com a IBM uma cláusula, que permitia que a Microsoft licenciasse o sistema operacional para outras empresas. Até 1984, a Microsoft já havia licenciado o MS-DOS para 200 fabricantes de computadores portáteis, o que tornou o MS-DOS o sistema operacional padrão para computadores portáteis e propiciou o imenso crescimento da Microsoft na década de 1980.

4 SOFTWARES DE APLICATIVOS
À medida que as vendas do MS-DOS decolavam, a Microsoft começou a desenvolver aplicativos comerciais para computadores portáteis. Em 1982, a empresa lançou o Multiplan, um programa de planilhas, e, no ano seguinte, lançou um programa processador de texto, o Microsoft Word. Em 1984, a Microsoft era uma das únicas empresas de software constituídas para desenvolver softwares de aplicativos para o Macintosh, um computador portátil desenvolvido pela Apple Computer. O primeiro programa de suporte da Microsoft para o Macintosh foi um enorme sucesso para o software de aplicativo dessa empresa, que incluía o Word, o Excel e o Works (um conjunto de softwares integrados). No entanto, o Multiplan para MS-DOS esbarrou no popular programa de planilhas Lotus 1-2-3, fabricado pela Lotus Development Corporation.

5 WINDOWS
Em 1985, a Microsoft lançou o Windows, um sistema operacional que ampliava os recursos do MS-DOS e empregava uma interface de usuário gráfica. O Windows 2.0, lançado em 1987, melhorou o desempenho e ofereceu um novo visual. Em 1990, a Microsoft lançou uma versão ainda mais potente, o Windows 3.0, que foi seguida pelos Windows 3.1 e 3.11. Essas versões, que vinham pré-instaladas na maioria dos novos computadores portáteis, tornaram-se rapidamente os sistemas operacionais mais amplamente usados. Em 1990, a Microsoft se tornou a primeira empresa de softwares para computadores portáteis a atingir o recorde de 1 bilhão de dólares em vendas anuais.
Quando o domínio da Microsoft cresceu no mercado de sistemas operacionais para computadores portáteis, a empresa foi acusada de práticas de monopólio comercial. Em 1990, o Federal Trade Commission (FTC) começou a investigar a Microsoft devido à acusação de práticas anti-competitivas, mas não conseguiu chegar a uma decisão e abandonou o caso. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos continuou a investigação.

Em 1991, a Microsoft e a IBM deram fim a uma década de colaboração, ao seguirem diferentes rumos no tocante à geração seguinte de sistemas operacionais para computadores portáteis. A IBM escolheu continuar usando o sistema operacional OS/2 (lançado em 1987 pela primeira vez), que até então formava uma joint venture com a Microsoft. A Microsoft optou por desenvolver o sistema operacional Windows, para que este ficasse cada vez mais potente. Em 1993, a Apple perdeu uma ação judicial por violação de copyright para a Microsoft, que alegava que o Windows havia copiado ilegalmente o projeto de interface gráfica do Macintosh. O julgamento foi, posteriormente, defendido por um tribunal de apelação.

Em 1993, a Microsoft lançou o Windows NT, um sistema operacional para ambientes de negócios. No ano seguinte, a empresa e o Departamento de Justiça chegaram a um acordo que exigia que a Microsoft alterasse a forma como o software de sistema operacional era vendido e licenciado para fabricantes de computadores. Em 1995, a empresa lançou o Windows 95, que dava destaque a uma interface simplificada, multitarefas, entre outros aperfeiçoamentos. Estima-se que 7 milhões de cópias do Windows 95 tenham sido vendidas nas sete primeiras semanas de lançamento do produto.

6 DESENVOLVIMENTOS RECENTES
Em meados dos anos 90, a Microsoft começou a aumentar sua participação em indústrias de mídia, entretenimento e comunicações, criando a Microsoft Network, em 1995, e a MSNBC, em 1996. Ainda em 1996, a Microsoft lançou o Windows CE, um sistema operacional para computadores portáteis de bolso. Em 1997, a Microsoft pagou 425 milhões de dólares para adquirir a WebTV Networks, fabricante de dispositivos de baixo custo para conectar televisões à Internet. Nesse mesmo ano, a Microsoft investiu 1 bilhão de dólares na Comcast Corporation, uma operadora norte-americana de televisão a cabo, em uma tentativa de expandir a disponibilidade de conexões de alta velocidade com a Internet.

No fim de 1997, o Departamento de Justiça acusou a Microsoft de violar o acordo de 1994, ao exigir que os fabricantes de computadores que tivessem instalado o Windows 95 também incluíssem o Internet Explorer, o software da Microsoft para navegar na Internet. O governo afirmou que a Microsoft estava tirando proveito ilegal de seu poder no mercado de sistemas operacionais para computadores para obter o controle do mercado de navegadores da Internet. Em resposta, a Microsoft alegou que deveria ter o direito de aumentar a funcionalidade do Windows integrando recursos relacionados com a Internet ao sistema operacional. Ainda no fim de 1997, a empresa de informática Sun Microsystems processou a Microsoft, alegando que esta havia aberto uma brecha no contrato para uso da linguagem de programação universal Java da Sun ao apresentar aperfeiçoamentos somente do Windows. Em novembro de 1998, um tribunal do distrito federal retomou uma decisão contra a Microsoft que havia sido arquivada pela Sun naquele ano. A decisão forçava a Microsoft a revisar o software para que atingisse padrões de compatibilidade com a linguagem Java da Sun. A Microsoft apelou da sentença.

A Microsoft chegou a um acordo temporário com o Departamento de Justiça, em relação ao caso antitruste no começo de 1998, ao permitir que fabricantes de computadores portáteis oferecessem uma versão do Windows 95 que não incluía o acesso ao Internet Explorer. Entretanto, em maio de 1998, o Departamento de Justiça e 20 estados moveram amplos processos por antitruste que acusavam a Microsoft de conduta anticompetitiva. Os processos tentavam forçar a Microsoft a oferecer o Windows sem o Internet Explorer ou a incluir no produto o Navigator, um navegador concorrente fabricado pela Netscape Communications Corporation. Os processos também ameaçavam alguns contratos e estratégias de preços da empresa.

Em junho de 1998, a Microsoft lançou o Windows 98, que dava destaque a recursos integrados com a Internet. No mês seguinte, Gates nomeou Steve Balarem, vice-presidente executivo da Microsoft para ocupar o cargo de presidente e assumir a supervisão da maioria das operações comerciais da empresa.
O processo federal por antitruste movido contra a Microsoft começou em outubro de 1998. Executivos da Netscape, da Sun e de várias outras empresas de hardware e software para computadores testemunharam a respeito de seus acordos comerciais com a Microsoft. Em novembro de 1999, o juiz do tribunal do distrito federal que presidia a audiência do caso antitruste publicou sua sentença, em que declarava que a Microsoft possuía um monopólio no mercado de sistemas operacionais. Em abril de 2000, o juiz decidiu que a empresa havia violado a lei antitruste ao se envolver com táticas que desencorajavam a concorrência. A Microsoft decidiu apelar da decisão do juiz.

Em 1999, a Microsoft pagou 5 bilhões de dólares à empresa de telecomunicações AT&T Corp. para que usasse o sistema operacional Windows CE em dispositivos criados para fornecer serviços de televisão a cabo integrada, telefonia e Internet de alta velocidade aos consumidores. Ainda em 1999, a empresa lançou o Windows 2000, a última versão do sistema operacional Windows NT. Em janeiro de 2000, Gates transferiu o título de superintendente para Ballmer, mudança esta que permitiu que Gates se dedicasse ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.


Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)