Pular para o conteúdo principal

Quem foi o primeiro guitarrista a quebrar seu instrumento ao vivo?

 O The Who já era uma banda estabelecida quando foi a Monterey, na Califórnia, tocar no festival que seria modelo para todos os que viriam depois, inclusive Woodstock. Pete Townshend tinha verdadeiro fascínio por Jimi Hendrix e boatos diziam que foi ele, ao lado de Paul McCartney, quem pediu à organização para que incluísse o americano no evento.

Tempos antes, em uma sessão de cinema casual, Eric Clapton diria que Hendrix era ameaça à coroa de guitar hero de Townshend, ao que ele responderia “mas parece que ele também toca o blues.” A pichação com os dizeres “Clapton is God” era comum nos muros de Londres pelo talento do blueseiro ex-Cream.

Townshend não era uma força divina, mas já tinha importância elevada na música e, ao lado de Beatles, Rolling Stones e Kinks, estava entre os invasores britânicos que tomaram os EUA em 1966. Apesar de toda admiração nutrida em relação a Hendrix, ele não estava disposto a dividir os holofotes, e ao saber que o guitarrista também destruía seu instrumento vez ou outra, não teve dúvida, exigiu que o The Who tocasse antes em Monterey. Assim, ele poderia quebrar sua guitarra ao final de My Generation e ofuscar o concorrente. Hendirx, ao saber da decisão, sentou em um canto e disse: “então é melhor que eu prepare algo especial”, enquanto dedilhava um violão. O resto é história.

Afinal, quem foi o primeiro músico a quebrar uma guitarra? O jornalista Gastão Moreira explica que houve outros casos de instrumentos destruídos, como o baixo de Charles Mingus, o violão de Elvis Presley em Prisioneiro do Rock(Jailhouse Rock) ou o piano em chamas de Jerry Lee Lewis. Entretanto, o primeiro artista a adicionar esse tipo de sacrifício como parte da performance foi de fato Pete Townshend. “Nos casos anteriores o que ocorreu foi um acesso de raiva por uma falha técnica ou desrespeito por parte do público, como aconteceu com o Sérgio Ricardo aqui no Brasil no Festival da Record”, conta Moreira.

Carlos de Oliveira, também jornalista, diz que não tem registro de outro personagem histórico com o costume de estraçalhar seu instrumento de forma frequente. “Ele não quebrava só a guitarra, mas também o amplificador… se você procurar no youtube, você vai ver cenas de total destruição do equipamento”, explica.

O acidente de trabalho que mudou o rock. Em uma terça-feira de junho de 1964, o Who fez sua estreia no Hotel Railway, oeste de Londres, tocando alguns clássicos do R&B. Apesar da raiva e agressividade presente nos shows, Townshend ainda não tinha o costume de quebrar seu instrumento. Ele joga a guitarra para cima que volta com a mão quebrada depois de se chocar com o teto. Em poucos segundos ele toma uma decisão, arremessa sua Rickenbacker mais algumas vezes para o alto e despeja no chão o que sobrou dela. Pega a Rickenbackaer sobressalente e continua com o espetáculo.

Muitos anos depois, em uma entrevista para a revista Rolling Stone, ele assume que o ritual começou acidentalmente, mas que era algo inevitável. A frustração com os traumas de infância e o fato de não poder tocar da maneira que gostaria, já que a composição e viagens com a banda deixavam pouco tempo para aprimorar sua técnica, faziam com que o Who fosse violento ao vivo. Townshend, estudante de arte antes de ser músico, nutria admiração pelo artista plástico Gustav Metzger que usava a destruição como algo simbólico. Não demorou muito para que Keith Moon passasse a acabar com sua bateria, muitas vezes colocando explosivos nela, e Roger Daltrey raspasse e girasse seu microfone no ar em tom desafiador. A exceção era o baixista, John Entwistle, que ficava prostrado como um carvalho em seu canto do palco.

Nesta apresentação para a TV, Keith Moon exagerou nos explosivos que colocou em sua bateria. O estouro, além de colocar fogo no cabelo de Pete Townshend, comprometeu a audição do guitarrista para o resto da vida.

A revista Rolling Stone elegeu este acidente de trabalho(a destruição da guitarra de Townshend no Hotel Railway) como um dos 50 momentos que mudaram a história do rock. Esta, porém, não foi a única colaboração de Pete para a música. Segundo ele, em sua autobiografia, ele também foi responsável pelo feedback de guitarra, quando passou a pressionar o instrumento contra a parede de amplificadores, e o power chord. Não se pode dizer que Pete fez o primeiro álbum conceitual da música, já que Sgt. Peppers veio antes que Tommy, mas com certeza ele elevou esse tipo de arte com Quadrophenia e o próprio Tommy.

Em 2014 o The Who completou 50 anos, a segunda banda a conseguir tal feito ao lado dos Rolling Stones, com um disco que revisitou os hits de toda a carreira e uma turnê de despedida. Gastão Moreira diz que conversou com Roger Daltrey 2 anos atrás, e o vocalista afirmou que tocar na América do Sul é um sonho para a banda, mas que nem sempre os organizadores estão dispostos a bancar toda a estrutura de palco para que ele e Townshend, os dois últimos sobreviventes da formação original, possam realizar o espetáculo a contento. Só resta cruzar os dedos.

Veja outras guitarras sendo massacradas por seus donos:

A angústia de Kurt Cobain era despejada em suas músicas e apresentações. Certa vez, em uma entrevista, os integrantes do Nirvana justificaram o caos criado ao fim dos shows: “Assim não precisamos dar bis.”

O Kiss incorporou teatralidade em todos os aspectos de suas apresentações. Enquanto Gene Simmons cospia fogo e sangue, e Ace Frehley solava até tirar fumaça de sua guitarra, Paul Stanley criou um ritual que se repete ainda hoje batendo seu instrumento no chão e dando o que sobrou dele para a plateia.

Assim como Pete Townshend, Richie Blackmore, do Deep Purple, tinha grande agressividade e fazia a guitarra sofrer.

tevie Ray Vaughan maltrata a guitarra como se ela fosse desobediente. Não era, ela obedecia cada comando de seu dono.

Cinema

Um contrariado Jeff Beck pisa em sua guitarra em Blow up – por trás daquele beijo de Michelangelo Antonioni. Ele não costumava fazer isso em suas apresentações, mas, a pedido do diretor, sacrificou seu instrumento em frente às câmeras.

Elvis Presley fica com raiva e quebra um violão na mesa de um espectador falastrão. A cena é do filme Jailhouse Rock – Prisioneiro do Rock. O rei, entretanto, ficou mais conhecido por sua voz e rebolado do que esse tipo de atitude explosiva.


Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r