Pular para o conteúdo principal

Vovô mais gato da China acredita que a idade é um estado de espírito


 Antes de colocar o tecno no volume máximo em sua festa de aniversário de 80 anos, o homem conhecido como o vovô mais gato da China fez uma pausa em sua função como DJ para debochar das celebrações tradicionais consideradas adequadas para os mais idosos.

"Eu deveria usar uma longa túnica com a palavra 'longevidade' bordada na frente", disse o aniversariante, Wang Deshun, em sua festa realizada em setembro. Longe de parecer frágil, o ator, modelo e artista grisalho usava uma camisa branca e jeans preto, com suas costas eretas e o olhar brilhante e bem-humorado.

"Duas jovens solteiras deveriam me ajudar a sentar em uma cadeira de madeira antiga", ele disse, fingindo mancar.

Determinado a evitar uma estagnação mental e física, Wang explorou novas habilidades e ideias enquanto dedicava bastante tempo a exercícios diários. No ano passado, ele desfilou em uma passarela pela primeira vez, onde seu físico causou furor nacional. Fica evidente que ele se diverte em subverter a imagem da China sobre o que significa ser velho.

E a terceira idade na China começa relativamente cedo. A idade legal de aposentadoria para as mulheres é de 50 anos para trabalhadoras e 55 para servidoras públicas, e 60 anos para a maior parte dos homens.

Ser mais velho na China em geral significa ser respeitado, mas também muitas vezes ser tratado de maneira sentimental. Alguém com somente 50 anos pode ser chamado de "yeye" ou de "nainai"--vovô ou vovó-- independentemente de terem tido filhos.

Wang não aceita nada disso.

"Um jeito de saber se você é velho ou não é se perguntar: 'Você ousa tentar algo que nunca fez antes?'", ele disse em uma entrevista recente em um hotel de Pequim.

"A natureza determina a idade, mas é você quem determina seu estado de espírito", ele disse.

Wang não escapou de ser chamado de vovô, uma vez que tem dois filhos e uma neta de 2 anos, mas o título vem acompanhado de elogios ao seu vigor e ao seu gosto pelo novo.

"Vovô, você é meu ídolo!", escreveu um admirador no perfil de Wang da mídia social Weibo, um dentre milhares de comentários parecidos.

O sex appeal faz parte da receita.

"Vovô, sua barriga é tão maravilhosa! Incrivelmente linda!", outra pessoa escreveu em uma foto de Wang sem camisa na academia, com sua pele lisa e peitoral musculoso.

Wang diz que ele sempre foi atlético. Adorava nadar quando criança, e ainda nada quase 1 km todos os dias. "As manhãs são meu período de aprendizado", ele diz. "Eu leio livros e as notícias. Das 15h às 18h é minha hora de exercício, em uma academia perto de casa."

Ele diz que também bebe menos álcool agora, mas isso é o máximo de restrição alimentar que segue. "Não sou nem um pouco chato com minha comida. Eu como o que eu quero."

Wang nasceu na cidade de Shenyang, no nordeste da China, em 1936, um dos nove filhos de um cozinheiro e de uma dona de casa. Aos 14 anos, um ano depois que o Partido Comunista ascendeu ao poder em 1949, ele começou a trabalhar como condutor de bonde.

"Eu gostava tanto de representar, cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, que entrei para a banda do meu trabalho", ele conta. No Palácio Cultural dos Trabalhadores em Shenyang, ele teve aulas gratuitas de canto, teatro e dança. Depois ele conseguiu um emprego em uma fábrica militar e entrou para sua trupe de artistas. Às vezes eles se apresentavam para os soldados.

"Mesmo que houvesse somente um sentinela, digamos, no topo de um morro, como aconteceu uma vez em Dalian, nós o rodeávamos e nos apresentávamos", disse Wang.

Mais tarde ele trabalhou com rádio, cinema e teatro. No começo dos anos 1980, Wang, que posteriormente deu aulas de passarela em uma escola de moda de Pequim, montou o que ele acredita ter sido o primeiro desfile de moda na cidade de Changchun, no nordeste do país.

"Em 1982, as roupas que os chineses usavam eram muito ultrapassadas", ele diz. "Fui para a maior loja de departamento da cidade e disse aos vendedores: 'Me arrumem suas melhores roupas e vou organizar um desfile'. Eles concordaram. As melhores roupas que eles tinham eram casacos de pele, e para os homens, ternos de lã Sun Yat-sen", também conhecidos como terno Mao.

Na época, ele disse: "Os chineses não tinham nenhuma noção de cor ou estilo. As pessoas usavam preto, branco, cinza ou azul. Algumas pessoas usavam uniformes militares. Eu queria introduzir um senso de moda entre pessoas comuns. Fizemos um desfile de roupas de banho. As mulheres rejeitaram no começo, por acharem indecente. Mas eu insisti."

Quando fez 49 anos, Wang estava ansioso para se mudar para Pequim, a capital cultural da China. Ele queria ser uma "estátua viva", e também precisava de dinheiro.

Ele começou a fazer musculação, determinado a ter um corpo ágil que lhe permitiria interagir, quase nu e coberto de tinta metálica, com cópias de esculturas femininas de Auguste Rodin e Camille Claudel. A ideia, segundo ele, veio de sua mulher de 48 anos, Zhao Aijuan.

Depois de sua primeira apresentação em Pequim, em 1993, as autoridades ficaram perturbadas com sua sensualidade e proibiram Wang de se apresentar em público. Ele continuou se apresentando de forma privada.

"Eu realmente o admiro muito", disse Xiao Lu, 54, artista performático. "Eu faço arte corporal, e é normal depois de uma certa idade as habilidades de uma pessoa decaírem. Mas ele tem esse corpo esculpido incrível e um entusiasmo. Uma força vital como essa realmente vem de dentro. Ele faz com que o sentimento contido nas esculturas de Rodin criem vida."

No ano passado, ele apareceu de torso nu em um desfile de moda no Distrito de Arte 798 em Pequim, vestindo modelos de Hu Sheguang.

Sua aparição na passarela lhe rendeu seguidores quase como em um culto. Alguns fãs o chamam de laoxianrou ("carne fresca velha"), fazendo um trocadilho com a palavra usada para descrever um ídolo adolescente: xiaoxianrou, ou "carne fresca jovem".

Então teria a carne fresca velha substituído a carne fresca jovem?

Talvez não. Mas o físico de Wang, notável em uma sociedade onde os homens raramente realçam sua atratividade, também serve de exemplo em um país que está envelhecendo rapidamente.

"As pessoas podem mudar suas vidas quantas vezes desejarem", ele disse. Ter um objetivo é importante, segundo ele.

"Ter uma mente saudável significa que você sabe o que vai fazer", ele diz. "Por exemplo: um vendedor de legumes, quando acorda, tem um objetivo, que é trabalhar duro. E quando ele termina, se sente realizado."

Para Wang, a realização vem de várias formas: sendo ator, modelo, fazendo exercícios e criando arte.

E em breve saltando de paraquedas, ele diz. O plano é esse.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r