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14 dicas fundamentais para quem tem um negócio em casa


 Abrir um negócio em casa é o sonho de muitos brasileiros. Neste ano, o governo autorizou que os MEIs possam instalar suas empresas na residência, o que diminui custos e melhora a rentabilidade.

Antes de começar a trabalhar de pantufas, no entanto, é importante verificar se seu município permite a instalação do negócio no endereço escolhido. Além disso, é importante ter um espaço dedicado ao “escritório” e evitar que as distrações familiares afetem sua produtividade.

Confira abaixo uma seleção de negócios para abrir em casa:

1. Tutor de informática
Pode parecer que com o maior número de computadores, as pessoas estariam mais acostumadas com todas as possibilidades e utilidades dessas máquinas. Mas a verdade é que novos programas crescem na mesma medida e muitos usuários não conseguem acompanhar com a mesma velocidade. Tornar-se um tutor particular, trazendo “macetes”, segredos, facilidades de usar da melhor forma um computador pode ser uma boa fonte de renda. Criar pacotes com sugestões de programas ideais para, por exemplo, empresários, professores ou médicos, pode ser uma forma de se diferenciar.

2. Técnico de informática
Se você já tem uma formação na área, pode começar como um empreendedor individual atendendo como técnico na própria casa das pessoas. Para se diferenciar, seja profissional, crie um cartão de visitas, site ou forma para as pessoas te conhecerem e contatarem facilmente. O atendimento também será algo que facilitará uma boa divulgação boca a boca.

3. Diagramação e design
Se sua especialidade é diagramar publicações como panfletos, cartões de visita, revistas ou até mesmo criar logos e outros desenhos, essa pode ser uma boa opção. Fazer alguns trabalhos freelancer pode ser o primeiro passo para você criar sua própria agência e trazer novos parceiros. Manter prazos, boas habilidade com comunicação e criatividade são pontos importantes.

4. Marketing digital
Trabalhar com mídias sociais e produção de conteúdo para marcas é outra opção para quem quer começar sozinho para, quem sabe, se expandir para uma empresa do setor. Entender sobre esses assuntos, claro, é essencial, assim como ter bons conhecimentos de comunicação e excelente domínio da língua portuguesa. Lembre-se de fazer e manter o maior número de contatos possíveis para trazer bons parceiros na hora de dar o passo para se tornar um empreendimento maior.

5. Webdesigner e programador
Quase nenhuma empresa vive sem um site e muitas não têm um capital grande suficiente para pagar grandes nomes do setor para realizar o serviço. Comece conquistando esses clientes e fazendo sua marca se tornar conhecida. Sempre ofereça criatividade e modernidade. Não é só porque você é uma empresa de uma pessoa que você vai oferecer como produto final algo padronizado ou um site com cara de anos 1990.

6. Decoradora de bolos
É um nicho de mercado que cresce a cada dia. Muitas confeiteiras têm se especializado na decoração de bolos, com detalhes cada vez mais sofisticados. Várias delas trabalham como prestadoras de serviço para famosas boleiras ou redes de confeitaria ou ainda de forma autônoma.

7. Fabricação de comida congelada
Outro segmento que só cresce, o de refeições ou quitutes congelados é um bom começo para quem tem talentos culinários e quer iniciar um negócio em casa. Pode ser uma receita de família ou aquele pão de queijo que só você sabe fazer, o importante é dar o primeiro passo escolhendo um produto e checando sua possibilidade de congelamento.

8. Fabricante de geleias ou pimentas em conserva
Fabricação de geleias de frutas para revenda ou sob encomenda. O fator positivo da fabricação de geleias e compotas é que estes produtos contam com durabilidade maior. Higiene e apresentação do produto são fatores fundamentais neste negócio.

9. Dog walker (passeador de cães)
A ideia foi importada e está ganhando muitos adeptos aqui no Brasil. Os donos de cachorros que trabalham o dia todo contratam dog walkers para passear, alimentar e brincar todo dia com os animais. O serviço geralmente é cobrado por mês.

10. Confecção de velas, sabonetes e produtos aromáticos
O mercado para produtos aromáticos vai de vento em popa no Brasil. Hoje, é possível atuar a partir de uma pequena estrutura em casa e revender para lojas ou pela internet. Os produtos vão desde velas decorativas até lembrancinhas para maternidade (pequenos sabonetes).

11. Consultor para noivas
Profissionais com experiência neste segmento podem ajudar as noivas a fazerem as melhores escolhas para o grande dia, desde a escolha dos acessórios, lingerie, maquiagem, até o vestido.

12. Nutricionista
Elaborar cardápios, receitas e indicar dietas adequadas para seus pacientes faz parte da rotina de um nutricionista. Este profissional pode ser requisitado por pacientes, ser indicado por médicos, ou procurado também por empresas em busca de consultoria para seus refeitórios ou produtos alimentícios.

13. Redator de conteúdo (sites e redes sociais)
Saber se comunicar com seu público-alvo na web através de conteúdo atrativo é tarefa para os especialistas em criação de conteúdo. Este profissional deve saber escolher a melhor forma de expressão para seu cliente se comunicar através de sites e redes sociais. Ele pode trabalhar de forma autônoma e buscar seus póprios clientes (geralmente empresas) ou trabalhar para uma agência de conteúdo/comunicação. Domínio da língua portuguesa é fundamental.

14. Designer de joias/bijoux
O desenvolvimento e fabricação de peças de bijouteria é um negócio promissor e as criações podem ser vendidas pela internet, para conhecidos, lojas, noivas, etc.

15. Blogueiro
Se você é especialista em determinado assunto pode criar um site/blog sobre o tema e tornar-se um blogueiro. Os blogs mais acessados podem contar com anúncios pagos (de empresas anunciantes ou Google AdSense, por exemplo), posts patrocinados e outras formas de remuneração. Para isso, é preciso construir um público relevante e participativo, que gere movimento no seu site, fazendo com que ele apareça em boa colocação nos buscadores da internet sobre o assunto.

16. Agente de artistas
Para que possam realizar seu trabalho da melhor maneira possível, muitos artistas optam por contratar um agente para administrar seus negócios. Este profissional tem que lidar com contratações, contato com assessoria de imprensa e imprensa, aprovação de stylists, publicidade, etc., sempre de forma planejada, para favorecer seu cliente.

17. Secretária remota
Hoje, com a ajuda de recursos tecnológicos, é possível oferecer o serviço de secretária realizado a partir de casa. O serviço é muito requisitado por pequenas e médias empresas e profissionais autônomos e inclui desde a prospecção de novos clientes e agendamento de reuniões até a transferência de ligações (como se estivesse no mesmo local de quem a contratou).

18. Serviços de clipping
O clipping é um serviço muito requisitado por empresas que precisam de um acompanhamento da imprensa, seja para guardar todas as suas aparições ou para acompanhar o mercado. Este serviço pode ser realizado em casa a partir da assinatura dos principais jornais e revistas (ou segmentados de acordo com o cliente).

19. Proprietário de Bed&Breakfast
Se você mora em uma região próxima de pontos turísticos ou que seja de fácil locomoção pela cidade (região central), criar um bed&breakfast (cama e café da manhã, em inglês) na sua casa é uma boa opção de negócio. O necessário, em um primeiro momento, é disponibilizar um quarto (ou mais), banheiro e café da manhã para seu hóspede. E, claro, divulgar seu serviço na internet e outros meios.

20. Agente de viagens
Organização e compra de roteiros de viagem, indicando a melhor opção de turismo para o seu cliente. O serviço pode ser realizado de forma autônoma ou como representante de uma empresa do setor.

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