Acidentes
AÉREO - Avião cai sobre casas em Belo Horizonte
Em 12/4 um bimotor decola do Aeroporto da Pampulha e cai logo em seguida sobre uma área residencial. Os três tripulantes morrem carbonizados na explosão que se segue. As três casas atingidas estavam vazias e não há vítimas em terra. O avião Queen Air prefixo PAT-KKI, pertencente
à empresa Cotercom Comercial Ltda., tinha problemas mecânicos mas foi liberado após vistoria. O piloto havia feito três tentativas de decolagem antes de levantar vôo e cair perto da cabeceira da pista. Em 13/4 a justiça de Minas Gerais instaura procedimento administrativo para apurar se o acidente se deve a negligência do Departamento de Aviação Civil (DAC).
CIRCO - Leão ataca criança
Em 10/4 no Recife um leão do circo Vostok ataca e mata José Miguel dos Santos Fonseca Jr., de 6 anos, que havia se aproximado da jaula. Em 11/4 investigação aponta falhas na segurança do circo: as barras da jaula mostram sinais de dobramento e os animais estavam há dez horas
sem se alimentar. Em 12/4 o dono do circo, Alexandre Vostok, assume a responsabilidade pelo acidente e se compromete a indenizar a família.
RODOVIÁRIO - Acidente com contêiner mata 19
Em 3/4 um contêiner cai sobre ônibus e mata 17 na rodovia Régis Bittencourt. A 19ª vítima do acidente morre em 7/4. Em 8/4 colisão entre ônibus e caminhão mata nove na BR-324, na Bahia.
Cultura
BIENAL DO LIVRO
De 28/4 a 7/5 acontece a 16ª Bienal do Livro, o maior evento editorial e literário do país que é hoje o oitavo. mercado editorial do mundo. O evento reúne, no Expo Center Norte, escritores, editores e livreiros do Brasil e exterior -- mais de 800 expositores, cerca de mil títulos em lançamento e uma centena de atividades, entre debates, palestras, encontros culturais, sessões de autógrafos e outras.
CINEMA - Relato sobre favela é o melhor documentário nacional
Em 4/4 o filme Notícias de uma Guerra Particular, do cineasta João Moreira Salles, que enfoca a favela carioca do Morro Dona Marta, vence como o melhor filme nacional o É Tudo Verdade - 5º Festival Internacional de Documentário. Na categoria internacional o primeiro lugar fica com Férias Prolongadas, do holandês Johan van der Keuken. Os prêmios são entregue em 16/4.
FOTOGRAFIA - Drama dos refugiados na mira
Em 18/4 é inaugurada no Sesc-Pompéia a exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado. As 350 imagens, registradas durante sete anos de viagens por 47 países, são apresentadas em cinco módulos que retratam a realidade de refugiados e migrantes de diferentes partes do globo.
Salgado, brasileiro radicado na França, é reconhecido internacionalmente. A mostra deve percorrer outras 20 cidades do mundo durante o ano, e integra um projeto amplo, incluindo lançamento de livros, cursos, debates, workshops e uma mostra paralela (Êxodos - The Making Of) que revela os bastidores do trabalho de Salgado e sua equipe.
LITERATURA - Divulgado Prêmio Jabuti
Em 4/4 a Câmara Brasileira do Livro anuncia os ganhadores do Prêmio Jabuti, após a cerimônia de abertura da 16a Bienal do Livro. São concedidos os seguintes prêmios:
Ficção: À Sombra do Cipreste, de Minaltom Brassi; Não-ficção: Estação Carandiru, de Drauzio Varella; Romance: A Mulher Que Escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar; Contos e Crônicas: As Sombrias Ruínas da Alma, de Raimundo Carrero; Poesia: Muitas Vozes, de Ferreira Gullar;
Ensaio e Biografia: Machado de Assis -- O Enigma do Olhar, de Alfredo Bosi; Economia, Administração, Negócios e Direito: A Estratégia Romanov ..., de Luiz Fernando da S. Pinto; Ciências Naturais e Saúde: Dicionário de Termos Técnicos de Medicina e Saúde, de Luís Rey;
Ciências Exatas, Tecnologia e Informática: Complexidade & Caos, organização de Moysés Nussenzveig; Ciências Humanas e Educação: A Nervura do Real, de Marilena Chaui; Religião: O Deus dos Indo-europeus, de João Evangelista M. Terra; Reportagem: Estação Carandiru, de
Drauzio Varella; Tradução: A Dama de Espadas, tradutores Boris Schnaiderman e Nelson Ascher; Capa: Vivendo Melhor Através da Numerologia, capista Helio Rosas; Produção Editorial: Brasil Terra Esplêndida, produção de Sonia Fonseca; Didático: Tembé -- O Céu dos Índios, coordenação de Maria Gonçalves; Infantil ou Juvenil: ABC Doido, de Ângela Lago; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil: O Teatro, ilustradora Raquel Coelho.
Economia
ACORDOS - Brasil e China assinam acordo para o lançamento de satélite
Em 3/4 Brasil e China fazem acordo de US$ 300 milhões para lançar o segundo satélite sino-brasileiro de monitoramento remoto da Terra. Em 8/4 o presidente Fernando Henrique fecha seis acordos com a Venezuela na área de petróleo, envolvendo troca de produtos (petróleo bruto x refinado) e intercâmbio de tecnologia em exploração e refino do combustível. Em 18/4 Brasil e EUA assinam acordo para lançar satélites norte-americanos da base de Alcântara, Maranhão. O acordo é de caráter comercial apenas, e não prevê transferência de tecnologia.
CASSAÇÃO DE REGISTRO - Naya perde registro de engenheiro
Em 3/4 a Justiça autoriza Sérgio Naya a sair do país para retornar em 14/4. Nessa data, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) cassa o registro nacional de engenheiro do ex-deputado Naya. Ele é considerado responsável pelo desabamento do edifício Palace II, que causou oito mortes em 22/2/1998, no Rio de Janeiro.
COMPANHIAS AÉREAS - Vasp abandona rotas internacionais
Em 3/4 a justiça ordena arrestamento de três aviões da Vasp por não pagamento do arrendamento. Em 6/4 a Infraero ameaça impedir os vôos, caso a empresa não quite seus débitos com a entidade. No dias seguinte a Vasp salda parte das dívidas e a Infraero libera os vôos, mas a justiça mantém o arrestamento das aeronaves. Em 17/4 nova liminar autoriza a devolução dos aviões apreendidos à Vasp, mas em 19/4 é arrestado outro Boeing por atraso na prestação do arrendamento. Em 25/4 a Vasp cancela seus vôos internacionais e anuncia a devolução de quatro aeronaves compradas para as rotas internacionais.
RECEITA FEDERAL - Confirmado o vazamento de informações sigilosas
Em 14/4 o Instituto de Criminalística (IC) confirma o vazamento de dados sigilosos da Receita Federal, envolvendo mais de 11 milhões de contribuintes. Os dados estavam sendo vendidos na praça em CD-ROMs piratas e continham informações sobre renda e patrimônio de pessoas físicas, incluindo o presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo a Receita o vazamento ocorreu no Serviço de Processamento de Dados (Serpro).
Comentários