Pular para o conteúdo principal

O que você precisa saber antes de ver ‘Oppenheimer’? Conheça livros e séries sobre a bomba atômica

 novo filme do diretor Christopher Nolan, estreia nos cinemas brasileiros na quinta-feira, 20, e deve ser uma lição de história - não apenas sobre a vida do personagem-título, como também sobre os fatos da Segunda Guerra Mundial.

O longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan, que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

Com 3 horas de duração, a trama mostra o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945, despertando a curiosidade para os fatos históricos que envolviam a geopolítica durante o século 20.

Pensando nisso, para você se preparar para a estreia do filme, listamos algumas dicas de livros, séries e mais filmes que abordam a temática da Segunda Guerra Mundial, do Projeto Manhattan e do físico J. Robert Oppenheimer. Confira abaixo:


Sinopse: Vencedor do Pulitzer, esse é o livro que baseou o novo filme do diretor Christopher Nolan. É uma biografia de J. Robert Oppenheimer, físico que liderou os esforços para desenvolver uma arma nuclear a favor de seu país durante a guerra. A obra baseia-se em registros e cartas encontradas em arquivos nos Estados Unidos e no exterior, em extensos relatórios do FBI e em uma centena de entrevistas com amigos, parentes e colegas do físico.

Oppenheimer é, também, uma história sobre os Estados Unidos de meados do século 20, sobre um homem complexo, ambicioso e imperfeito, cuja história se conecta com os principais acontecimentos de seu tempo: a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Sinopse: Em 1950, o fim do mundo foi anunciado por Leo Szilard em um programa de rádio. O cientista falou sobre a possibilidade de se construir uma superbomba que acabasse com a vida na Terra. Essa declaração é, justamente, o ponto central desse livro, que acompanha as histórias dos cientistas na busca por essa invenção, e como eles acreditavam que ela serviria para criar um impasse e acabar com as guerras.

Descrevendo desde testes com armas químicas até a primeira explosão experimental da bomba, o livro conta com várias citações de outras obras, como clássicos do H. G. Wells, além de menções a filmes como Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick, que, com humor ácido, expõe os medos e ansiedades de toda uma geração.

Sinopse: Por trás de muitos cientistas e generais importantes, que entraram para a história ao administrar o Projeto Manhattan, havia inúmeros anônimos trabalhando, entre eles, muitas mulheres, em cargos como secretárias, estatísticas, químicas e ajudantes de limpeza. Resultado de sete anos de pesquisa da jornalista Denise Kiernann, este livro capta o espírito de uma época com base nos relatos de mulheres que viveram e trabalharam em Oak Ridge, bem como em documentos e fotos do período, resgatando da obscuridade um capítulo frequentemente esquecido nos livros de história.

Sinopse: O livro acompanha a trajetória do cientista e de seu trabalho, revelando os bastidores da construção da primeira bomba atômica. Mas como Oppenheimer, o “pai da bomba”, levou adiante essa empreitada? Quais os dilemas morais com que teve de lidar ao produzir uma arma de tamanho poder de destruição? Em edição de bolso, a história é sintetizada, com a promessa de leitura em 90 minutos.

Direção de Roland Joffe

Duração: 2h7min

Indisponível nos streamings

Sinopse: O filme narra os acontecimentos em torno do desenvolvimento do ultrassecreto Projeto Manhattan, criado para agilizar a produção de duas grandes bombas atômicas, a Fat Man e a Little Boy, que seriam usadas contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, em cerca de 19 meses. A liderança da construção ficou a cargo do engenheiro responsável pela construção do Pentágono, Leslie Groves (Paul Newman), ao lado do físico J. Robert Oppenheimer (Dwight Schultz).

Direção de Isao Takahata

Duração: 1h29min

Indisponível nos streamings

Sinopse: Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe em um bombardeio e a convocação do pai para a guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam em um abrigo na floresta.

23 episódios

2 temporadas

Disponível no Lionsgate+.

Sinopse: Usando como pano de fundo a corrida clandestina contra o tempo, história da ciência, para concluir a missão de construir a primeira bomba atômica em Los Amos, no Novo México, a série conta a história dos cientistas e de suas respectivas famílias, na tentativa de coexistirem num mundo em que segredos e mentiras se infiltrar em todos os aspectos de suas vidas.

40 episódios

4 temporadas

Disponível no Amazon Prime Video

Sinopse: d Vinte anos após a derrota, o planeta agora está dividido entre Japão e Alemanha, os maiores Estados Hegemônicos. À medida que a tensão entre essas duas hegemonias cresce, isso gera consequências drásticas nos Estados Unidos e nos Estados opositores.



Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)