20 Anos de Internet no Brasil

02.Mai.1995

Embratel inaugurou serviço ontem; 
tarifa não será cobrada em maio

Depois de muita polêmica com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Embratel inaugura hoje o acesso comercial à Internet, maior rede de comunicações por computador do mundo.
Até agora, só universidades e centros de pesquisa tinham acesso à Internet, para uso acadêmico, através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Técnicos da Embratel deram plantão extra no final de semana para fazer os últimos testes nos equipamentos.
Segundo a empresa, 25 mil pessoas já se cadastraram para usar o serviço e serão atendidas por ordem cronológica de inscrição.
Cada usuário receberá uma senha para ter acesso à rede. Durante este mês, a Embratel distribuirá 500 senhas por semana.
Enquanto o governo não definir a tarifa mensal do serviço, os usuários pagarão o custo da ligação telefônica.

Este benefício extra é consequência da discussão desencadeada no governo sobre quem iria administrar o uso comercial da Internet no Brasil, que acabou atrasando a definição da tarifa.
No início da semana, o Ministério das Comunicações baixou portaria definindo que a competência para a administração é da RNP.

Pelo menos 4 milhões de computadores estão interligados à rede mundial Internet, que permite desde os usos mais simples de troca de mensagens entre os usuários (E-Mail ou correio eletrônico) até acesso a bancos de dados no exterior e comercialização de produtos e serviços.
A Embratel vem testando o uso comercial da Internet, no Brasil, com 250 usuários. Os testes começaram em fevereiro deste ano.

Tarifa

O Ministério da Ciência e Tecnologia tem defendido a cobrança de uma tarifa mensal em torno de R$ 50 (mais a chamada telefônica). O preço será definido até o final do mês, em conjunto com o Ministério das Comunicações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Inteligência e pensamento

Significado dos Dias da Semana