Fim da Papelada

  1. Habilite no seu banco (através do Internet Banking ou no caixa eletrônico) o recebimento dos recibos de débito no seu celular (via SMS) e nunca mais peça a segunda via.
  2. Cancele assinaturas de revistas impressas e deixe somente as assinaturas para ler via celular ou tablet.
  3. Para digitalizar a papelada, você pode usar um scanner, um tablet, um celular ou sua câmera digital.
  4. Digitalize seus folhetos de serviços delivery, coloque no Evernote (sugestão de tag: “Delivery”) e recicle.
  5. Para textos e documentos que precisam ser revisados por outras pessoas, use serviços como o Google Drive ou o Editorially.
  6. Em vez de usar papel para secar as mãos no trabalho, habitue-se a levar sua própria toalhinha.
  7. Baixe livros no Kindle (ou, se não tiver o aparelho, no aplicativo que pode ser usado em computadores, tablets e celulares) e doe os similares que você tem em papel.
  8. Digitalize suas matérias preferidas das revistas e recicle o resto. Coloque no Evernote (sugestão de tag: palavra-chave de acordo com o tema da matéria ou “Clipping” para todas).
  9. Escaneie fotos antigas e doe-as para familiares e amigos.
  10. Quando comprar algum aparelho eletrônico ou eletrodoméstico, digitalize o manual e coloque no Evernote (sugestão de tag: “Manuais”). Depois, recicle.
  11. Em vez de anotar coisas que viu e que ficou com vontade de comprar (livros, roupas), tire uma foto com o celular e envie para o Evernote (sugestão de tag: “Wishlist”).
  12. Digitalize seus cartões de visita e os recicle na sequência. Coloque no Evernote (sugestão de tag: “Cartões de visita”).
  13. Digitalize os desenhos e trabalhos de escola do seu filho e recicle-os. Se tiver apego material, pode deixar o mais recente na geladeira, por exemplo, e reciclar o restante. Coloque no Evernote (sugestão de tag: “Nome da criança” ou “Desenhos – Nome da criança”).
  14. Tire fotos do quadro negro ou das apresentações em salas de aula em vez de tomar notas. Você também pode gravar suas aulas em um arquivo de áudio (com autorização do professor) e colocar no Evernote.
  15. Guarde suas receitas preferidas de forma digitalizada no Evernote, em vez de guardar pastas, fichários, livros e cadernos, que ocupam muito espaço.
  16. Digitalize contas pagas para tê-las sempre que precisar comprovar algum pagamento. Se não quiser jogar fora depois de digitalizar, guarde por cinco anos.
  • Digitalize documentos antigos.
  • Digitalize antigos trabalhos da faculdade, assim como provas e anotações e recicle todos os papéis e cadernos.
  • Digitalize cartas antigas e envie-as de volta aos seus amigos, como recordação.
  • Digitalize um pouco todos os dias. Recebemos uma quantidade muito grande de papel e, se deixarmos acumular, deixaremos formar uma pilha gigantesca.
  • Faça suas listas de compras no mercado, farmácia etc no Evernote em vez de levar escritas no papel (e perder ou esquecer).
  • Digitalize apostilas, notas de aulas, resumos, mapas mentais etc e envie para o Evernote para poder ter acesso ao seu material em qualquer lugar.
  • Pague suas contas pelo Internet banking e não imprima o comprovante. Salve-o no Evernote. Se algum dia precisar, imprima-o.
  • Crie uma nota no Evernote com todos os seus contatos e livre-se da agenda telefônica de papel.
  • Crie notas para pautas de reunião no Evernote e, depois, digitalize suas anotações e arquive junto com a ata.
  • Digitalize atestados, exames médicos e receitas de medicamentos.
  • Digitalize seus diários antigos e recicle-os. Tenha o hábito de fazer um diário hoje em dia, com uma nota por dia no Evernote (sugestão de tag: “Diário”). Você pode mesclar diversas notas em uma só, por exemplo, e isso pode ser muito útil caso você tenha enviado fotos ou outros documentos relacionados ao dia em questão. E também pode ser legal compartilhar a nota com amigos ou pessoas que estiveram com você naquele dia e pedem as fotos.
  • Tire fotos dos folhetos de supermercados em vez de pegá-los. Você pode colocar todos em uma mesma nota no Evernote e comparar os preços.
  • Digitalize seus exames e outros papéis da época da gravidez e recicle.
  • Digitalize seus certificados de conclusão de cursos diversos, para ter sempre à mão quando precisar enviar para empregos novos ou matrículas em outras instituições.
  • Mantenha seu currículo atualizado em uma nota no Evernote e, quando precisar enviar por e-mail, basta compartilhar a nota.
  • Digitalize a carteira de vacinação e os exames dos seus filhos para tê-los sempre com você quando estiver em uma consulta médica e o pediatra solicitar.


  • Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Como funciona o pensamento conceitual

    Significado dos Dias da Semana

    Chave de Ativação do Nero 8