Pular para o conteúdo principal

Yes - Drama (1980)

 

Drama é o décimo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Yes, lançado em 18 de agosto de 1980 pela Atlantic Records. É o único álbum da banda a contar com o vocalista Trevor Horn e o tecladista Geoff Downes, que substituíram Jon Anderson e Rick Wakeman, respectivamente.

O álbum é um afastamento do rock progressivo tradicional do Yes, em favor de uma abordagem mais comercial e acessível. As letras das músicas são de autoria de Trevor Horn e Geoff Downes, que exploram temas como amor, relacionamentos e tecnologia.

O álbum foi um sucesso comercial, alcançando a 2ª posição na parada de álbuns dos Estados Unidos. Foi certificado como disco de ouro pela RIAA em 1980.

Faixas

  • Machine Messiah (Horn, Downes, Squire, White) - 10:26
  • Into the Lens (I Am a Camera) (Horn, Downes, Squire, White) - 3:47
  • Run Through the Light (Horn, Downes, Squire, White) - 4:31
  • White Car (Horn, Downes, Squire, White) - 1:11
  • Tempus Fugit (Horn, Downes, Squire, White) - 5:39
  • Sound Chaser (Reprise) (Horn, Downes, Squire, White) - 9:47
  • The Fish (Schindleria Praematurus) (Horn, Downes, Squire, White) - 10:30
  • Canary Hotel (Horn, Downes, Squire, White) - 4:28

Comentários sobre cada faixa

Machine Messiah

A primeira faixa do álbum é uma música de rock progressivo com influências de música eletrônica. A música é sobre a ascensão da tecnologia e seus perigos potenciais.

Into the Lens (I Am a Camera)

A segunda faixa do álbum é uma música pop rock com influências de new wave. A música é sobre a vida de uma jovem mulher na cidade.

Run Through the Light

A terceira faixa do álbum é uma música de rock progressivo com influências de música eletrônica. A música é sobre a busca pela iluminação.

White Car

A quarta faixa do álbum é uma música instrumental. A música é sobre a fuga da sociedade.

Tempus Fugit

A quinta faixa do álbum é uma música de rock progressivo com influências de música eletrônica. A música é sobre a passagem do tempo.

Sound Chaser (Reprise)

A sexta faixa do álbum é uma reprise da música "Sound Chaser" do álbum Relayer. A música é sobre a busca pela iluminação.

The Fish (Schindleria Praematurus)

A sétima faixa do álbum é uma música de rock progressivo com influências de música eletrônica. A música é sobre um peixe mutante.

Canary Hotel

A oitava faixa do álbum é uma música pop rock com influências de new wave. A música é sobre a vida em uma cidade grande.

Recepção crítica

Drama recebeu críticas positivas na época de seu lançamento. Os críticos elogiaram a sua ambição e experimentação, bem como a performance da banda.

O crítico Stephen Thomas Erlewine do AllMusic escreveu: "Drama é um álbum ambicioso e experimental, mas também é um álbum acessível e comercial. É um álbum que marcou uma nova direção para o Yes, e que ajudou a banda a se manter relevante no cenário musical."

Legado

Drama é considerado um dos álbuns mais importantes da carreira do Yes. O álbum é frequentemente citado como um exemplo de como a banda se reinventou e se adaptou às mudanças no cenário musical.

Curiosidades

  • A música "Into the Lens (I Am a Camera)" foi lançada como single, mas não foi um sucesso comercial.
  • A música "The Fish (Schindleria Praematurus)" é uma referência ao conto de Franz Kafka, "The Metamorphosis".
  • O álbum foi gravado em dois estúdios diferentes: Advision Studios em Londres e Trident Studios em Londres.

Drama é um álbum ambicioso e experimental, mas também é um álbum acessível e comercial. É um álbum que marcou uma nova direção para o Yes, e que ajudou a banda a se manter relevante no cenário musical.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)