Pular para o conteúdo principal

Postagens

Pessoas e identidade pessoal

1 INTRODUÇÃO Pessoas e identidade pessoal , as palavras pessoa e humano são usadas em permuta: as pessoas são humanas e os humanos são pessoas. Entretanto, em certos contextos, o uso desses termos pode ser separado. Assim, os anjos são tradicionalmente considerados pessoas (sobre-humanas). O Pato Donald, mesmo não sendo tem uma personalidade — o que pode classificá-lo como humano ( ver História em quadrinhos). A controvérsia gerada por algumas fantasias sobre computadores serem, um dia, considerados pessoas parece impossível. Mas, se essas fantasias os imaginassem já humanos, a controvérsia não faria sentido. A palavra humano, abreviação da expressão ser humano, parece ser mais identificada com a espécie Homo sapiens do que com pessoa. Essa última tem características psicológicas , embora também sugira aspectos biológicos. Nos contextos morais, a palavra pessoa é, freqüentemente, usada para sustentar um status moral especial. Sendo assim, os debates sobre

Samuel Beckett

Beckett, Samuel Beckett, Samuel (1906-1989), poeta, romancista e dramaturgo irlandês, Prêmio Nobel de Literatura (1969). A partir de seu ensaio crítico Proust (1931), que assentaria as bases filosóficas de sua vida e de sua obra, escreveu o romance Watt (1953), a trilogia Molly (1961), Malone morre (1951) e O inominável (1953) e inúmeras obras de teatro, entre as quais se destaca sua obra-prima: Esperando Godot (1952). São também importantes as novelas Murphy (1936), How it is (1964) e duas coletâneas de poemas (1930 e 1935). Ver Teatro do Absurdo; Literatura irlandesa; Literatura inglesa. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Costinha

Costinha Costinha (1923-1995), comediante brasileiro. Lírio Mário da Costa tinha nome de flor mas, durante anos, foi o terror de mamães, que o consideravam pornográfico. Costinha conseguiu sucesso em TV, apesar de basear seu humor em pesadas piadas sexuais, tendo os homossexuais como seu tema favorito. A habilidade para fazer caretas, com sua cara quase de borracha, garantiu a popularidade na tela pequena mesmo sem contar as piadas impróprias, sempre com palavrões, que o tornaram famoso nos palcos, em espetáculos sob medida como O donzelo e O exorsexy . Foi um dos raros comediantes de sua geração a apostar firme no cinema, estreando na tela ainda em 1949, em Anjo de lodo , de Lulu de Barros, e estrelando na década de 1970 filmes como Costinha, o rei da selva (1976) e Costinha e o King Mong (1977). Seu último trabalho cinematográfico foi em O mandarim (1995), filme de Júlio Bressane. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Tod