Cronologia é a ciência que trata da divisão do tempo em períodos regulares, da classificação dos acontecimentos na ordem em que ocorreram e da atribuição de datas corretas a fatos conhecidos. A cronologia astronômica se baseia em fenômenos e leis celestes. As datas dos fenômenos celestes podem ser determinadas com bastante precisão através de cálculos matemáticos.
A cronologia geológica cobre toda a história da Terra, que começou há cerca de 4 bilhões e 600 milhões de anos. Usa a correlação estratigráfica, a partir de fósseis e de outras informações (ver Geologia), para construir uma escala de tempo “relativa”. O descobrimento da radioatividade tornou possível estabelecer a idade “absoluta” de um mineral ou rocha, com a qual é possível calcular, com precisão sem precedentes, a idade da Terra ou a antiguidade de acontecimentos geológicos remotos.
O método de datação arqueológica é semelhante ao empregado em geologia.
A cronologia política é determinada pelas datas e pela seqüência dos acontecimentos da história humana. À medida que a cronologia política se desenvolveu, os historiadores estabeleceram o uso das chamadas eras.
Comentários