Todos sabem que a acupuntura é um excelente tratamento para vários tipos de doença, e a população de Alfenas, que é atendida pelo SUS pode se beneficiar deste método. É que a Prefeitura oferece este tratamento gratuitamente. Em cinco anos de existência, cerca de 26 mil pessoas já foram beneficiadas pelo programa. Segundo a Coordenadora Municipal de Saúde, Giselly Gianini Pelegrini, uma pesquisa foi feita na Cidade e para a realização deste estudo, foi utilizada uma pesquisa por amostragem de 93 pessoas atendidas pelo Programa Acupuntura Comunitária e foi empregado o método de coleta de dados através de um questionário, onde “as pessoas foram informadas e consentiram sua participação através do Agente Comunitário de Saúde de sua área de abrangência”, explica. Os pacientes foram encaminhados por fisioterapeutas e médicos das nove unidades dos PSFs - Programa de Saúde da Família, conta a coordenadora.
Dos 93 pacientes atendidos pelo Programa Acupuntura Comunitária, 80, ou seja, 86% são mulheres e 13 (14%) homens. As mulheres são as que mais procuram o tratamento que é solicitado por profissionais de saúde da rede pública. A faixa etária dos usuários que mais procuram o tratamento está entre 41 a 50 anos, representando 31,18% dos pacientes pesquisados. O tempo gasto para realizar uma sessão de acupuntura é de 45 minutos. A maioria dos pacientes, 91%, obteve melhoria na saúde após tratamento com acupuntura. A redução do uso de medicamentos após o tratamento é de 61% dos usuários. A melhora na saúde após o tratamento com acupuntura atingiu o percentual de 75,27% dos entrevistados. A eficácia da acupuntura na melhora das dores foi da ordem de 75,27%, porém é relevante ressaltar a redução dos transtornos emocionais em 48, 38%, sendo relatado pelos usuários a melhoria do quadro de ansiedade, stress, depressão, angústia e tristeza.
93,5% dos usuários consideram o serviço de acupuntura um tratamento importante para saúde. A satisfação com o atendimento alcançou 95% de todos os pacientes com o atendimento do serviço de acupuntura comunitária. 88% dos pacientes opinaram que o serviço oferecido apresenta ótimo conceito entre os usuários, porém somente 12% deles solicitam aumento do número de sessões semanais.
O tratamento é feito através de uma parceria entre o município e o Instituto Brasileiro de Acupuntura e Massoterapia Ltda aos pacientes atendidos pelo SUS de Alfenas. O paciente é encaminhado por médicos, psicólogos ou fisioterapeutas da rede pública e tem direito a dez sessões, que vão sendo renovadas de acordo com a necessidade. Fonte: www.alfenasagora.com.br.
Comentários