Vamos ser sinceros: lavar roupa (e quase todas as atividades domésticas obrigatórias, diga-se de passagem) é bem chato, mesmo contando com a ajuda essencial da máquina de lavar, que faz quase tudo por nós. Quem nunca deixou a roupa suja se acumular por semanas no cesto até que começa a faltar peças limpas, tudo por preguiça de colocá-las na lavadora? Pois saiba que já tem saída para todo esse "sofrimento" e não, não é jogando as peças no lixo depois de usadas.
Existem no mercado roupas que podem ser usadas várias vezes, durante semanas (sim, semanas!), sem precisar de lavagem. E o melhor: nada de cheiro ruim.
São roupas esportivas, meias e toalhas que só precisam ser lavadas duas ou três vezes no mês.
Nanopartículas salvadoras
O segredo delas é bem pequeno, na verdade, minúsculo: nanopartículas de prata. A mesma prata que você encontra em joias, talheres, instrumentos musicais etc.
Além desses usos mais populares, a prata também é conhecida por suas propriedades antibacterianas.
Levando isso em conta, as fábricas de roupa adicionam nas fibras dos tecidos essas nanopartículas, que liberam íons que têm o poder de destruir bactérias e fungos, os principais responsáveis pelo odor nada agradável que fica na roupa quando a usamos.
Colocar prata na roupa vai deixá-la pesada?
Não. Isso porque o tamanho dessas partículas de metal é incrivelmente reduzido. São tão pequenas que só podem ser vistas por meio de microscópios eletrônicos especiais. Por isso, mesmo com prata, os tecidos continuam leves e macios.
Recentemente, um startup da Dinamarca lançou cuecas e calcinhas que usam essa tecnologia. Segundo os fundadores da empresa Organic Basics, as peças íntimas podem ser utilizadas várias vezes seguidas e só precisam ser lavadas duas ou três vezes ao mês (que sonho!).
"Você pode vestir nossas roupas íntimas por muito mais tempo antes de lavá-las. Você economiza tempo e dinheiro e também reduz o gasto de água e energia", defende Mads Fibiger, CEO e cofundador da startup, em entrevista à revista Business Insider Nordic.
Comentários