Pular para o conteúdo principal

UM TESTE DE CONHECIMENTO E MUITO ENTRETENIMENTO

 

1 - Como a ostra produz a pérola?

A. Quando ela não consegue encontrar alimento, produz uma substância, a conqueolina, que se aloja em seu tecido.

B. A ostra ataca parasitas invasores cobrindo-os com uma substância chamada nácar ou madrepérola.

C. Quando atacada, a ostra solta um veneno que se cristaliza em seu interior, formado por madrepérola e estricnina.

D. Quando está doente, a ostra solta uma camada de ácido do seu organismo, para impedir que seja atacada por outros animais.


2 - Por que o álcool causa embriaguez?

A. Porque ele libera uma substância, o etanol, que retarda o mecanismo da fala - daí o sujeito sair enrolando a língua.

B. Ele provoca uma mutação nas células que se multiplicam no sistema digestivo e de lá se espalham pelo corpo todo. 

C. Depois de passar pelo intestino e alcançar o sangue, o etanol presente no álcool interfere na ação dos neurotransmissores.

D. Porque o álcool libera etanol e metanol, substâncias que queimam os neurônios, dificultando o raciocínio.


3 - O que é narguilé?

A. Membro de uma tribo antiga que vive perto da Manchúria. Os narguilés, que estão quase desaparecidos do planeta, são famosos por sua habilidade no trato com os cavalos.

B. Um tipo de cachimbo árabe que pode ser fumado sozinho ou em grupo, num ritual entre bons amigos.

C. Espécie de calçado utilizado por tribos que vivem na Mongólia. O narguilé é um dos primeiros sapatos de que se tem notícia.

D. Um trabalho manual aplicado em tapetes persas. 


4 - Por que o símbolo da medicina é uma cobra?

A. Por que a medicina é uma ciência para pessoas com grande conhecimento - pela mesma razão chamamos alguém muito inteligente de "cobra". 

B. Por que na Roma antiga acreditava-se que as cobras eram benéficas aos pacientes e Asclépio, o deus da medicina, era retratado segurando um bastão com uma serpente enrolada.

C. Por que nas civilizações orientais o veneno de cobra era muito usado no tratamento de várias doenças.

D. Por que na Idade Média, durante a peste, os curandeiros gostavam de se cercar de cobras enroladas em bastões. Quando a peste acabou, acreditava-se que a cobra representava poderes divinos e a imagem permaneceu.


5 - Como ocorre o raio?

A. Com uma descarga elétrica no solo, em particular se houver condutores de energia por perto, como árvores ou postes.

B. Quando o solo molhado emite partículas de energia que sobem para o céu até encontrarem as nuvens. Os trovões intensificam o choque e surgem as ondas de luz.

C. As nuvens soltam descargas elétricas que ricocheteiam no solo. Se houver muita água no chão ou algum rio ou mar por perto, as descargas ficam mais intensas e formam os relâmpagos.

D. Com uma descarga elétrica entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo. Formam-se duas forças, uma negativa e outra positiva, e, quando as correntes se encontram, tudo se ilumina.


6 - Como o papagaio aprende a falar?

A. Ele possui cordas vocais semelhantes às dos humanos, capazes de reproduzir sons similares à nossa voz. Isso explica por que eles não cantam, como as outras aves.

B. Esse pássaro tem parte da estrutura cerebral muito parecida com nossos sistemas auditivo e vocal. Ele ouve, apreende e reproduz os sons da mesma forma que os humanos.

C. Os papagaios são seres sociais que se comunicam entre si. Quando criados ao lado dos homens, eles usam essa capacidade para imitar a nossa fala.

D. Eles têm seringes, duas laringes que funcionam como caixas de ressonância e permitem a emissão de vários tipos de sons, incluindo os parecidos com a voz humana.


7 - Quem inventou o pára-quedas?

A. Leonardo da Vinci, no século XV. Ele criou um protetor para quedas, feito de pano e com o formato de uma pirâmide, para estudar os princípios da aerodinâmica.

B. O francês Jean François Le Couchon, no século XVIII, saltando de uma árvore altíssima com dois guarda-sóis, um em cada mão, para testar a resistência dos objetos no ar.

C. O francês Jean Pierre Blanchard, no século XVII, que colocou um cachorro preso a uma espécie de objeto de pano dentro do cesto de um balão. E aí soltou o bicho no ar.

D. Os militares alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, criaram o pára-quedas para aterrissar tropas e enviar suprimentos aos soldados




Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)