Pular para o conteúdo principal

Categoria (filosofia)

 Categorias (do grego: κατηγορία, kategoría ('acusação, atributo'), pelo latim categoria) são conceitos gerais que exprimem as diversas relações que podemos estabelecer entre ideias ou fatos.

Originalmente, o termo não tinha sentido filosófico. Em Ésquilo e Hipócrates, o termo κατήγορος significa 'que revela'. Em Heródoto, significa 'acusador' - no sentido de atribuir um predicado a algo ou alguém. Frequentemente, κατηγορία significou 'acusação' ou 'censura'. Aristóteles foi o primeiro a usar o termo κατηγορία (que, eventualmente, é traduzido como 'denominação', 'predicação' ou 'atribuição') em sentido técnico.[1]

Aristóteles chamava "categoria do ser" aos predicados gerais atribuídos ao ser, correspondendo, então, às distintas classes do ser, distintas classes de predicados. A teoria das categorias, ou praedicamenta, iniciada pelo Estagirita, permaneceu - sofrendo constantes intervenções, acréscimos, depuramentos - na filosofia grega e posteriormente na filosofia medieval, até nossos dias.

As categorias de Aristóteles[editar | editar código-fonte]

No estudo das três artes da linguagem (Artes Liberais) a autora da obra The Trivium, irmã Miriam Joseph C.S.C.,[2] afirma que as dez categorias do ser de Aristóteles são categorias metafísicas, que classificam palavras em relação ao nosso conhecimento do ser. Encontram correspondência nas dez categorias ou praedicamenta da lógica que classificam os nossos conceitos - o nosso conhecimento do ser.

As categorias são:[1]

  1. Substância (οὐσία) - designa um ser ou sua composição, material ou espiritual, independentemente do uso de predicativos. É similar ao conceito de substantivo, que não exige complemento nem expressa relação ou qualidade. As particularidades de uma determinada substância são chamadas de acidentes. Uma substância pode pertencer a um grupo hierárquico de substâncias. Exemplos: "homem" e "cavalo", sendo ambos "animais"; Sócrates é uma particularidade da substância "homem".
  2. Quantidade (ποσὀν) - trata-se da medida (quantidade contínua) ou da contagem (quantidade discreta) de uma substância. Como exemplo de quantidades contínuas, temos, por exemplo, as medidas de comprimento, massa, volume, tempo etc. Como exemplo de quantidades discretas, os numerais cardinais. Quantidade não inclui comparações como alto e baixo, grande e pequeno, muito e pouco, pois tais termos representam relação e não quantidade.
  3. Qualidade (ποιὀν) - algo que pode ser dito acerca da substância. Como qualidades temos as virtudes (p.ex. justiça, domínio próprio), as formas (p.ex. triangular, redonda), as coisas que nos tornam capazes ou incapazes de fazer algo (p.ex. força muscular, cegueira) e quaisquer características que somos capazes de perceber (p.ex. doçura, clareza). O conhecimento de algo em particular é classificado como uma qualidade.
  4. Relação ou relativo (πρὀς τι) - algo que depende de um complemento ou da relação com outra coisa. Como exemplo, temos respectivamente: "conhecimento" (conhecimento de que?), "hábito" (de quê?); "metade" e "dobro", "maior", "mestre" e "escravo". Termos relativos incluem gradação, tais como "mais" ou "menos". Uma pessoa pode ter mais conhecimento do que outra.
  5. Lugar(ποῦ) - indica uma localização em relação aos corpos que circundam uma substância, que mede e determina o seu lugar. Exemplo: no mercado; no Liceu.
  6. Tempo ou data (πὀτε) - indica um ponto no tempo em relação ao curso de eventos extrínsecos. Por exemplo: ontem, ano passado. A medida da duração de uma ação ou substância é classificada como quantidade.
  7. Situação ou posição (κεῖσθαι)- é a disposição ou posição das partes de uma substância em relação a um lugar. Se a substância representada for uma esfera ou um ponto, por exemplo, sua posição será uma só e se identificará com o lugar. Contudo, se a substância for um homem, por exemplo, ele poderá estar sentado, deitado, de pé, pendurado etc.
  8. Posse ou estado ou condição (ἓχειν) - consiste naquilo que a substância tem consigo ou o estado em que se encontra. Frequentemente engloba roupas, ornamentos ou armas com as quais os seres humanos, por suas habilidades, complementam a sua natureza de modo a conservar e preservar a si mesmos ou a sua comunidade (o outro ente).
  9. Ação (ποιεῖν) - Aristóteles não descreve em detalhes, mas, pelos seus exemplos, é o que pode ser expresso por verbos de ação ou de processos: sorrir, cortar, aquecer.
  10. Paixão (πάσχειν) - recepção ou efeito sofrido por uma substância a partir de uma ação realizada por algum agente: ser ferido, ficar aquecido. Algo que foi um efeito mas que tem caráter permanente ou que passe a identificar uma substância passa a ser identificado como qualidade. Alguns denominam de paixão.

Categorização[editar | editar código-fonte]

Em linguísticacategorização é o processo pelo qual idéias e objetos são reconhecidos, diferenciados e classificados. Em linhas gerais, a categorização consiste em organizar os objetos de um dado universo em gruposclasses ou categorias, com um propósito específico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ↑ ab FERRATER MORA, JoséDicionário de filosofia. Volume 1, p. 416
  2.  JOSEPH, Sister Miriam. - The Trivium: The Liberal Arts of Logic, Grammar, and Rhetoric. Paul Dry Books Inc, 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)