A Prefeitura de São Pedro (SP) iniciou nesta semana a construção do Parque Turístico Represa das Furnas, orçada em R$ 4,5 milhões. As obras vão se estender por um ano. A primeira fase prevê a construção de barragem no Ribeirão Pinheiros que formará uma represa com 1,5 quilômetro de extensão e perímetro de 50 mil metros quadrados, com capacidade para armazenar 400 milhões de litros de água.
Localizado em uma área de 77,4 mil metros quadrados na Serra do Itaqueri, o parque terá, além da barragem, estrutura ao redor da represa para a prática de esportes náuticos, marina e píer, pista de caminhada, campo de areia e quiosques. O projeto também inclui o plantio de árvores nativas e um trabalho de recomposição da mata ciliar em trecho da represa até o alto da serra.
Além de desenvolver o turismo, a represa terá capacidade de garantir o abastecimento de água do município por um período de até 40 dias. A verba para o projeto vem de convênio firmado entre a Prefeitura e o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
O município
São Pedro tem uma população de 32 mil habitantes, mas chega a receber 60 mil visitantes aos finais de semana e feriados. A estância possui 14 hotéis com mais de três mil leitos, além de 14 pousadas, três campings e um spa, segundo informações da Prefeitura.
Comentários