Anthony John Selvidge (11 de janeiro de 1945), conhecido profissionalmente como Tony Kaye, é um tecladista inglês, mais conhecido como um membro fundador da banda de rock progressivo Yes. Nascido em uma família musical, Kaye foi treinado de forma clássica e pretendia se tornar um pianista de concertos antes de desenvolver um interesse pelo jazz e rock contemporâneo e música pop. Ele se juntou a vários grupos durante a década de 1960, incluindo os Federais, Johnny Taylor's Star Combo, Jimmy Winston & His Reflections, e Bittersweet.
De 1968 a 1971, Kaye foi membro da Yes e tocou em seus três primeiros álbuns. Ele então formou Badger e mudou-se para Los Angeles em 1974, depois que ele fez uma turnê com David Bowie e juntou-se ao Detective. Kaye então tocou em Badfinger e é destaque em seu último álbum de estúdio em 1981. Ele retornou ao Yes em 1983 para o seu período de maior sucesso comercial antes de partir em 1994.
Kaye já esteve envolvida em vários projetos com Billy Sherwood e é um membro atual da CIRCA:. De 2009 a 2011, os dois também foram membros do supergrupo Yoso com membros do Toto. Em 2017, Kaye foi introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll como membro da Yes. 1
Início da vida
Kaye nasceu em 11 de janeiro de 1945 em Leicesterem Winifred e Norman. Ele cresceu em uma família operária no norte de Londres, com quatro irmãos. 4
Sua avó era pianista de concertos e seu avô um saxofonista de jazz; após sua morte, ela deixou Kaye seu piano de cauda que ele tocou quando ele era pequeno. , Kaye começou aulas formais de piano com a Sra. Flanagan, que se tornou uma forte influência sobre ele musicalmente e filosoficamente. Quando chegou aos oito anos, ele começou a gostar de tocar e mostrou a capacidade de recitar várias peças de música clássica. Kaye participou de seus primeiros concertos aos doze em performances solo e de piano de dueto. Ele continuou as aulas até completar 18 anos. aspirava a estudar no Royal College of Music, em Londres, para se tornar pianista de concertos, mas desenvolveu um interesse por outras músicas uma vez que ouviu os músicos de jazz Count Basie e Duke Ellington. Ele também foi inspirado por Victor Borge. Durante seu tempo na escola de gramática, ele formou um trio de jazz com amigos, e aos quinze anos, tornou-se um membro da Orquestra Danny Rogers, baseada em Leicester, tocando quatro shows por semana. O líder colocou Kaye em um curso postal em acordo. também recebeu aulas de clarinete e tocou o instrumento como parte de uma grande banda. 7
Depois que Kaye deixou a escola, ele optou por não perseguir o piano clássico devido à forte competição e à falta de auto-crença. Ele também queria evitar ensinar música, o que levou à sua matrícula de três anos no Leicester Art College estudando publicidade e design enquanto se apresentava em grupos ou na big band em seu tempo livre. Kaye foi convidado a deixar a faculdade antes de se formar, uma viagem à Europa que o deixou "confuso e insatisfeito".
CARREIRA:
No início da década de 1960, Kaye havia abandonado seu passado clássico em favor do pop e do rock. Ele havia se mudado para Londres, e visitou o Clube Marquee para ver bandas tocarem, incluindo o tecladista Graham Bond, cujo estilo se tornou uma forte influência. havia adquirido um Vox Continental, um órgão combo baseado em transistores, enquanto na big band e até ver Bond, tinha tocado "como um piano". 7
Kaye conseguiu uma posição em The Federals através de um anúncio em Melody Maker e tocou em seus singles gravados entre 1963 e 1967,8][8 Principalmente um cover e showband de comédia, o grupo abriu para Roy Orbison para uma turnê europeia em 1965. então se tornou um membro do Yellow Passion Loaf e johnny Taylor's Star Combo, seguido por Jimmy Winston & His Reflections, também conhecido como Winston's Fumbs. Também naquele ano ele fez turnê pela Europa mais uma vez, desta vez com o cantor francês Johnny Hallyday. Kaye então teve uma breve passagem como membro do Bittersweet.
1968-1971: Sim
Em 1968, Kaye foi convidada para assistir aos ensaios com membros da Mabel Greer's Toyshop, uma banda de rock psicodélico com sede em Londres que estavam formando um novo grupo em tempo integral. Ele foi abordado pelo baixista Chris Squire depois que o cantor Jon Anderson conheceu Kaye algum tempo antes e sugeriu-o. Após uma audição bem sucedida, eles renomearam-se sim e começaram a turnê em todo o país a partir de agosto de 1968. No final do ano, a banda tinha ganho dinheiro suficiente para comprar um órgão Hammond para Kaye. primeiro mandato em Yes, Kaye tocou em seus três primeiros álbuns de estúdio: Yes (1969), Time and a Word (1970) e The Yes Album (1971). Este último inclui o primeiro crédito de composição de Kaye que ele recebeu na faixa escrita pelo grupo "Yours Is No Disgrace". Para promover o álbum, Kaye embarcou na primeira turnê da banda nos EUA em junho e julho de 1971.
Durante os ensaios para seu próximo álbum, Fragile (1971), Kaye começou a ter problemas com o novo guitarrista Steve Howe, que continuava insistindo que a banda expandisse seu som com teclados eletrônicos como o Mellotron e o sintetizador. Kaye discordou dessa abordagem e preferiu órgão e piano. ele francamente admitiu nas Entrevistas 9012LIVE, Kaye foi então 'demitido' em agosto de 1971 e substituído por Rick Wakeman, que regrava algumas partes originalmente escritas por Kaye, incluindo seções em "Heart of the Sunrise". Mais tarde Kaye afirmou que o empresário da Yes, Brian Lane, lhe deu US$ 10.000 (cerca de US$ 62.000 em 2018) em troca de todos os seus royalties, algo que Kaye mais tarde se arrependeu.
Comentários