A Festa de Herodes refere-se ao episódio nos Evangelhos após a decapitação de São João Baptista, quando Salomé apresenta a cabeça deste aos pais dela. O relato no Livro de Marcos descreve Herodes a organizar um banquete no seu aniversário para os seus altos funcionários e comandantes militares, e principais senhores da Galileia. Neste banquete, a filha de Herodias dança perante Herodes, que está satisfeito e oferece-lhe tudo o que ela lhe pedir em troca. A menina pergunta à sua mãe o que ela deve pedir, e é-lhe dito para exigir a cabeça de João Baptista. Relutantemente, Herodias ordena a decapitação de João, e a cabeça de João é-lhe entregue, a seu pedido, "numa travessa". Esta cena foi muito popular na arte, especialmente no século XIX; tornou-se mais popular após a peça de Oscar Wilde, Salomé (1891), que inventou o conceito da Dança dos Sete Véus.
Hoje apresentamos algo diferente - uma pintura renascentista criada pelo espantoso Benozzo Gozzoli. Este painel faz parte da predella do retábulo da Compagnia della Purificazione. Gozzoli retrata três histórias da Bíblia que estão a acontecer simultaneamente: a cena do banquete de Herodes, a decapitação de São João Baptista, e a apresentação da cabeça de São João a Herodias. Este método de representação era típico da arte gótica, mas aconteceu também na Renascença. O artista utilizou características arquitetónicas vincadamente geométricas para mostrar a separação dos acontecimentos.
Vejam como Gozzoli apresentou Salomé a dançar! Adoro-a.
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