Roberto Marinho foi um jornalista e empresário brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 3 de dezembro de 1904 e falecido na mesma cidade em 6 de agosto de 2003. Foi proprietário do Grupo Globo de 1925 a 2003 e um dos homens mais poderosos e influentes do país no século XX.
Filho de Irineu Marinho, fundador dos jornais A Noite e O Globo, Roberto Marinho começou sua carreira profissional aos 20 anos, como repórter e secretário particular do pai. Em 1925, assumiu a direção do jornal O Globo, cargo que ocupou até sua morte.
Sob a liderança de Roberto Marinho, o Grupo Globo se tornou um conglomerado de mídia de grande porte, com atuação em diversos setores, como jornais, revistas, televisão, rádio e internet. A TV Globo, fundada em 1965, tornou-se a principal emissora de televisão do Brasil e uma das maiores do mundo.
Roberto Marinho foi um defensor da imprensa livre e da democracia. Também foi um crítico do comunismo e da ditadura militar brasileira.
Sua morte, em 2003, foi um evento de grande repercussão no Brasil.
Algumas das principais contribuições de Roberto Marinho para o jornalismo e a comunicação no Brasil incluem:
- A criação de um modelo de jornalismo profissional e de qualidade, baseado na apuração rigorosa dos fatos e na independência editorial;
- A popularização da televisão no Brasil, com a criação da TV Globo;
- A consolidação do Grupo Globo como um dos principais conglomerados de mídia do mundo.
Roberto Marinho é considerado uma das figuras mais importantes da história do jornalismo e da comunicação no Brasil.
Comentários