Conhecido em outros mercados como Land Cruiser, o "nosso" Bandeirante, inclusive, teve o último exemplar fabricado em solo brasileiro preservado pela Toyota. Com apenas cinco quilômetros rodados, o exemplar na cor azul e com chassi de número 104.621 era guardado na fábrica de São Bernardo do Campo.
Há muitos anos, a unidade já não fabricava veículos e, segundo a Toyota, vinha sendo responsável por produzir peças que equipavam modelos produzidos no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos.
A linha de produção da Toyota não é a única a encerrar as atividades no ABC: em 2019, a Ford fechou a fábrica de São Bernardo do Campo e, dois anos depois, encerrou as atividades das outras três unidades produtivas que ainda mantinha no país, para vender aqui apenas veículos importados.
Em maio passado, foi a vez de a Bridgestone demitir 600 funcionários da fábrica de Santo André e lá encerrar a produção de pneus para carros de passeio - que foi transferida para a Bahia. A unidade do ABC passou a fabricar exclusivamente pneus para caminhões e utilitários, além de molas pneumáticas.
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