terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Significado do Nome Dos Meses do Ano

Janeiro, primeiro mês do ano no calendário gregoriano. Tem 31 dias. O nome deriva de Jano, deus romano bifronte das portas que se fecham e se abrem: uma cara significa o tempo que passou e a outra o tempo que começa.

Fevereiro, segundo mês do ano. O nome deriva da palavra latina februa, que se referia aos festivais da purificação celebrados na antiga Roma durante este mês. Tem 28 dias nos anos normais, aos quais se acrescenta um, o vigésimo nono, nos anos bissextos, que ocorrem de quatro em quatro anos.

Março, terceiro mês do calendário gregoriano. Para os romanos que com esse nome homenagearam o deus da guerra, Marte, era o primeiro mês do ano.

Abril, quarto mês do calendário gregoriano. Os romanos lhe deram este nome, derivado de aperire (‘abrir’), porque é a estação (primavera no hemisfério Norte) na qual começam a se abrir os casulos.

Maio, quinto mês do ano. Era o terceiro mês no antigo calendário romano e, tradicionalmente, aceita-se que deve seu nome a Maia, a deusa romana da primavera e do cultivo.

Junho, sexto mês do ano no calendário gregoriano. A etimologia do nome é duvidosa. Junho era o quarto mês no antigo calendário romano e tem 30 dias.

Julho, sétimo mês do ano no calendário moderno; tem 31 dias. Era o quinto mês do ano no calendário romano e, por isso, era chamado de Quintilis. Recebeu o nome de julho em homenagem a Júlio César.

Agosto, oitavo mês do ano. Era o sexto no calendário romano e, originalmente, chamava-se Sextilis. O nome atual é uma homenagem a Caio Júlio César Otávio Augusto.

Setembro, nono mês do calendário gregoriano. Era o sétimo do calendário romano e seu nome deriva da palavra latina septem, que significa sete.

Outubro, décimo mês do calendário gregoriano. Como revela o seu nome (em latim octo, “oito”), era o oitavo mês do antigo calendário romano.

Novembro, décimo primeiro mês do calendário gregoriano. Para os romanos, era o nono mês (em latim, novem) de um ano composto de 10 meses.

Dezembro, em latim, decem, que significa dez. Décimo mês no calendário romano. Apesar de ser o décimo segundo e último mês do calendário gregoriano, o nome se conservou.

Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Postar um comentário

Arquivo/File