Mitos e verdades sobre acupuntura

 

Conhecida há milênios pela cultura chinesa, a técnica vem sendo cada vez mais utilizada pelos ocidentais A técnica oriental de aplicação de agulhas já é reconhecida como eficaz no tratamento e prevenção de doenças.

Mas o que é realmente verdade sobre a acupuntura? Os professores da pós-graduação Formação de Especialista em Acupuntura do Grupo CBES esclarecem alguns mitos e explicam mais sobre a técnica.

A acupuntura pode ser utilizada para tratar e prevenir tanto problemas físicos quanto psíquicos. Verdade. Além de doenças como fibromialgia, varizes ou artrose, a acupuntura pode ser utilizada para controlar a ansiedade, diminuir o estresse e tratar a insônia. “Como a técnica melhora o metabolismo de forma geral, o paciente tende a sentir-se com melhor disposição para as atividades do dia-a-dia, aumentando a sensação de bem-estar”, explica a Dra. Magali Sefrian.

A aplicação das agulhas dói. Em partes. A aplicação das agulhas no corpo tem o objetivo de estimular os nervos periféricos, então é comum pacientes relatarem formigamento, amortecimento, peso ou choque na região. Essas sensações, entretanto, são perfeitamente suportáveis e o profissional sempre vai buscar a técnica mais confortável para o paciente.

A acupuntura é ligada à religião e ao misticismo. Mito. Atualmente, a acupuntura é recomendada como tratamento para mais de 40 doenças, pela Organização Mundial de Saúde. O tratamento possui caráter medicinal e seus efeitos são comprovados pelos padrões científicos ocidentais.

Qualquer profissional da saúde pode praticar a acupuntura. Em partes. Qualquer profissional da saúde pode praticar a acupuntura contanto que seja especializado na técnica. Isso inclui farmacêuticos, enfermeiros, médicos, biomédicos e os profissionais responsáveis por trazerem a técnica para o Brasil, os fisioterapeutas.

A acupuntura ajuda a prevenir e tratar doenças cardiovasculares e neurológicas. Verdade. No sistema cardiovascular, a acupuntura ajuda o corpo a estabelecer o equilíbrio entre os colesteróis HDL e LDL e ajuda na circulação de forma geral. No sistema nervoso, as agulhas podem ser usadas para tratar enxaquecas, dores de cabeça e, até mesmo, seqüelas de Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame.

Idosos não podem fazer acupuntura. Mito. Os idosos podem, sim, fazer acupuntura. Inclusive, a técnica pode ajudar a tratar e prevenir os problemas de saúde mais comuns na terceira idade como as doenças cardio-respiratórias, neurológicas e reumato-ortopédicas. Nessa lista estão inclusos diabetes, Mal de Parkinson e AVC’s.

A acupuntura pode ser usada para fins estéticos. Verdade. A acupuntura estética é uma técnica usada para proporcionar o rejuvenescimento da pele e delineamento do tônus muscular. A aplicação pode ser feita em casos de rugas, flacidez, acne, manchas, gordura localizada, estrias e celulite

(Fonte: CBES- Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Inteligência e pensamento

Significado dos Dias da Semana