Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda: Dicas

1.Venda de imóvel e aluguel
Quem compra ou vende um imóvel deve ficar atento às peculiaridades desse negócio. “O comprador deve informar o valor registrado na escritura do imóvel”, explica Kita. Já o vendedor pode baixar um programa no site da Receita Federal, chamado “Ganho de Capital”, para calcular qual a quantia ganha na negociação, sobre a qual incide o Imposto de Renda. Deve-se guardar cópia da escritura, além do contrato de venda. “Os investidores que alugam imóveis devem recolher o Imposto de Renda todos os meses, utilizando o carne-leão”, diz Garcia. O imposto é recolhido por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). O contribuinte deve guardar os Darfs pagos e os recibos dos aluguéis pagos.

2. Investimento em ações
Quem negocia um volume de ações superior a R$ 20 mil ao mês deve recolher IR, usando um Darf, e guardar o comprovante de pagamento. Os formulários de Darf estão disponíveis no site da Receita ou de bancos. O código referente ao ganho de capital é 6015 e o imposto pode ser recolhido até o último dia do mês subseqüente à venda dos papéis. Recomenda-se guardar também os comprovantes de execução de ordem de compra ou venda de ações que foram enviados pela corretora.

3. Financiamentos
Quem tem bens financiados deve arquivar os pagamentos das parcelas do imóvel ou carro. “Deve-se informar o valor pago durante o ano e o total da dívida ainda a ser quitada”, explica Garcia, da IOB. Além das parcelas, não se esqueça de informar o valor pago de entrada no financiamento.

4. Profissionais autônomos
“Os profissionais autônomos pessoas físicas que têm diversas fontes de renda devem recolher o Imposto de Renda pelo carnê-leão, todos os meses, pela tabela regressiva de ganho”, diz Kita, da NK Contabilidade. “Se alguém ainda não faz isso, deve tornar a prática um hábito”, sugere, explicando que quem não faz o recolhimento do carnê-leão está sujeito à multa. “Quem não paga, pode fazer o ajuste anual dos rendimentos e parcelar o imposto em até oito vezes. A desvantagem é que sobre as parcelas incide a taxa básica de juro”, diz.

5. Despesas dedutíveis
Especialistas recomendam o uso de uma pasta arquivo, que deve ser reservada apenas para guardar os comprovantes de despesas que podem ser abatidas na declaração. É o caso de despesas com educação, saúde e empregadas domésticas. “O empregador que recolhe contribuição ao INSS para a empregada doméstica pode deduzir o valor”, diz Garcia, ao lembrar que o desconto é limitado a um empregado. O valor da contribuição é calculado sob um mínimo, mais 13º salário e férias, sendo que o limite foi de R$ 651,20 neste ano. O INSS de empregadas é pago através da Guia de Previdência Social (GPS), também disponível no site da Receita.

6. Bens herdados
“Se o contribuinte recebeu alguma herança por meio de um inventário, deve guardar os comprovantes da partilha e informar o bem recebido”, explica Garcia. Os valores recebidos devem ser declarados no quadro de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", na linha de herança. Há ainda o quadro de bens, em que se deve especificar qual foi o bem obtido no inventário. Guarde a cessão de direitos, caso a partilha tenha sido amigável, ou a sentença do juiz, se a divisão foi determinada pela Justiça. Ser herdar um imóvel, arquive também a escritura do imóvel.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r