Pular para o conteúdo principal

Literatura Grega

1 INTRODUÇÃO

Grega, Literatura, literatura dos povos de língua grega do final do segundo milênio a.C. até a atualidade (ver Grécia).

Os textos do período primitivo da literatura grega são em verso. Para detalhes sobre a métrica e outros elementos da estrutura do verso planteado (ver Versificação). Para conhecer os dialetos gregos (ver Língua Grega).

2 POESIA ÉPICA

As civilizações egéia e micênica possuíam uma literatura oral composta, em sua maior parte, por canções. No segundo milênio a.C., os gregos apropriaram-se destas canções e desenvolveram a arte dos aedos (cantores de baladas). As baladas folclóricas foram a base da Poesia Épica Grega.

A épica grega atingiu seu auge com a Ilíada e a Odisséia que, acredita-se, foram escritas por Homero. Algumas teorias sugerem que estas obras devem sua autoria à uma sucessão de poetas que viveram ao longo do século IX a.C. (ver Poesia Épica).

Um grupo de poemas épicos compostos pelos Poetas Cíclicos, entre 800-550 a.C., tratam da Guerra de Tróia e da expedição dos Sete contra Tebas. Pisandro de Rodes, Paniasis de Halicarnaso e Antimaco de Colofón ou Claros estão entre os poetas épicos mais conhecidos.

O poeta Hesíodo escreveu no século VIII a.C. No século seguinte floresceram as Elegias de Calino de Éfeso, Tirteo de Esparta, Mimnermo de Colofón, Arquiloco de Paros, Sólon e Teognis de Megara. Desta época procedem as famosas Fábulas de Esopo.

Na antiga Grécia havia dois tipos principais de lírica: a pessoal e a coral. A primeira desenvolveu-se nas ilhas de Lesbos. O poeta e músico Terpandro é considerado como o primeiro poeta lírico. Anacreonte escreveu alegres poemas líricos. Depois apareceram Alceu e Safo.

No século VII a.C desenvolveu-se a lírica coral. Consta que o primeiro a cultivá-la foi Taletas, seguido por Terpandro, Estesícoro, Íbicos, Simónides de Ceos e Baquílides de Ceos. Esta manifestação poética alcançou seu apogeu nas obras de Píndaro, em meados do século V a.C.

Outro gênero que floresceu no século VI a.C. foi o Poema Filosófico, relacionado com a épica e escrito por filósofos gregos como Empédocles, Xenófanes e Parmênides. No final do século V a.C. foram escritos alguns dos primeiros textos em prosa. Os mais notáveis são atribuídos ao médico Hipócrates.

Durante o século VI a.C., desenvolveu-se o drama em Atenas (ver Teatro e arte dramática). Acredita-se que o Drama Trágico tenha sido criado no século VI a.C., pelo poeta Ésquilo. Os outros dois grandes autores trágicos foram Sófocles e Eurípedes.

Um dos maiores poetas cômicos foi Aristófanes, autor das primeiras comédias. Os principais autores da comédia intermediária foram Antífanes de Atenas e Alexis de Thruil. Pertence a Menandro o título de principal autor da comédia nova.

O primeiro historiador grego foi Heródoto, destacando-se, também, as obras dos historiadores Xenofonte e Timeo. Tucídides aparece como o primeiro grande escritor de prosa ática. A melhor prosa ática pode ser encontrada nas obras dos oradores atenienses Antifón — professor de retórica —, Lísias e Isócrates. A perfeição da oratória grega foi alcançada nas obras de Demóstenes.

Os dois principais escritores de filosofia do período ático foram Platão e Aristóteles.

Depois das conquistas de Alexandre III o Grande, no século IV a.C., a cultura grega expandiu-se por um vasto império. A mais destacada das escolas de literatura e a maior biblioteca da antigüidade localizavam-se na cidade de Alexandria, no Egito (ver Biblioteca de Alexandria).

Calímaco de Cirene foi um dos grandes poetas alexandrinos mas Teócrito é considerado o melhor. Entre seus sucessores estão Bion de Esmirna e Mosco.

A prosa mais importante do Período Helenístico foi realizada pelo médico Herófilo, pelo anatomista Erasistrato, pelos astrônomos Hiparco de Nicéia, Cláudio Ptolomeo e Aristarco de Samos e pelo matemático, astrônomo e geógrafo Eratóstenes.

Depois que os romanos conquistaram a Grécia em 146 a.C., os textos em prosa mais importantes foram os do historiador grego Políbio, do geógrafo Estrabão e de Plutarco. Galeno escreveu obras que lançaram os fundamentos da medicina moderna.

O dialeto koine (comum) é diferente do que foi empregado pelos escritores gregos clássicos e, entre seus continuadores (os aticistas), o melhor foi o satírico Luciano.

O protótipo do romance desenvolveu-se antes do século II d.C. O mundo contemporâneo conserva importantes fragmentos de Romance de Ninos, um primitivo romance grego. Os mais importantes autores de romances foram o escritor Heliodoro de Emesa, Longo, Xenofonte de Éfeso e Aquiles Tacio.

A filosofia estóica (Estoicismo) foi representada por Epicteto e Marco Aurélio Antonino; os neoplatônicos (Neoplatonismo) tiveram seu melhor representante em Plotino.

Alguns dos melhores versos deste período são epigramas anônimos contidos na Antologia Grega, compilação de poesia e prosa gregas que cobre quase dois mil anos.

Do começo do reinado de Constantino, no ano 323 d.C., até a queda do Império Bizantino em 1453, a literatura grega foi bastante influenciada por elementos latinos e orientais. A maior parte dos textos deste período são teológicos e atacam as diversas heresias cristãs. Seus autores foram Santo Atanásio, Anastásio de Antióquia e Leão de Bizâncio (século VI). Os pais capadócios — São Basílio de Cesarea, São Gregório de Nisa e São Gregório de Nacianzo — escreveram sobre teologia. No século VIII, o último dos grandes teólogos gregos, São João de Damasco, também escolheu a teologia para tema de seus escritos. Simeon Metafrastes destaca-se como editor dos Feitos dos Mártires, no qual revisava e comparava relatos anteriores da vida dos santos. Romanus Melodus e os primeiros pais da Igreja compuseram numerosos hinos, sobretudo São Gregório de Nacianzo e Cosmas de Jerusalém.

A influência eclesiástica fez com que decaísse a literatura secular. Entretanto, aparece neste período um importante poema histórico e lendário, a epopéia popular Digenes Akritas (séculos X-XI).

Também são importantes os historiadores bizantinos Procópio, o imperador Constantino VII Porfinogereta, Miguel Pselo, Anna Comnena, Georgius Pachymeres e João VI Cantacuzene. O mais significativo dos críticos bizantinos foi Fócio e, no século XII, Eustáquio de Tessalônica escreveu um comentário sobre as obras de autores clássicos. Entre os filósofos bizantinos destaca-se Georgio Gemisto Pletho.

Como resultado da ocupação dos francos, na quarta Cruzada, apareceu uma importante obra literária: A Crônica dos Morea (século XIV), um longo poema épico em versos gregos.

Creta, dominada pelos venezianos, foi o centro literário da Grécia durante os séculos XVI e XVII. Seus autores mais importantes foram Yeoryos Xortatsis e Vitsentzos Cornaros. O Sacrifício de Abraão (1635) — drama psicológico de autor desconhecido, talvez Cornaros — também deve ser citado. Nesta época foi escrito um grande número de canções populares.

A florescente escola cretense extinguiu-se quando a ilha foi conquistada pelos turcos no século XVII. No entanto, As baladas dos Cleftes sobreviveram até o século XVIII. Trata-se das canções dos combatentes gregos das montanhas que sustentaram a guerrilha contra os turcos.

Por volta do século XVIII, os sonhos de liberdade tornaram-se um objetivo concreto para o povo grego. Os patriotas e os poetas escreviam copiosamente. No plano lingüístico, Adamantios Corais, um estudioso classicista que vivia em Paris, propôs o uso de uma língua combinada que não fosse nem a antiga nem a moderna.

Alguns poetas retomaram a tradição clássica frente ao demótico. Entre eles, encontram-se Constantinos Rigas e Iacovakis Risos Nerulos. No século XIX, vários poetas continuaram esta tradição, como Alexandros Risos Rangavis. No entanto, cada vez mais, os poetas tenderam a empregar o grego demótico, sistema lingüístico com maior capacidade de expressão. Este fato gerou, durante décadas, uma forte controvérsia. Atualmente, emprega-se o grego demótico na literatura, enquanto que para a escrita técnica e científica emprega-se outra forma de grego mais clássico.

Nas primeiras décadas do século XIX, a literatura — sobretudo a poesia — foi principalmente patriótica e poetas, como Dionisios Solomós, incentivaram a nação a livrar-se do cativeiro turco. Seu admirável Hino à Liberdade (1823) tornou-se o hino nacional grego. Possivelmente, o melhor poeta da escola jônica foi Andreas Calvos.

Entre os narradores do século XIX destacam-se Emmanuel Roidis, Alexandros Papadiamandis e Aryiris Eftaliotis. Posteriores à libertação, os mais importantes são os escritores e poetas Aristotelis Valaoritis, Ioannes Papadiamandópulos (que escreveu em francês com o nome de Jean Moréas), Constandinos Hadsopulos, Miltiades Malacasir e Yeoryos Suris.

Os primeiros dramaturgos gregos importantes do século XIX, Dimetrios Vernadakis e Spiridon Vasiliadis, escreveram de maneira clássica, enquanto que os dramas realistas e satíricos de Ioannis Cambisis foram escritos na língua vernácula.

Os poetas mais populares da primeira parte do século XX foram Yeoryos Drosinis, Costis Palamais, Ánguelos Sikelianós, sendo Konstantinos Kaváfis considerado o mais importante.

No campo da prosa, o escritor grego do século XX mais conhecido é Nikos Kasantzakis. Outros que se destacaram foram Ilias Venesis, Stratis Mirivilis, Pandois Prevelakis, Cosmais Politis, Yorgos Zeotocas e I. M. Panayotopulos.

Durante e depois da II Guerra Mundial, muitos escritores refletiram, em suas obras, a influência da política, entre eles Zemos Cornarós, Vassilis Vasilicos, Stratis Tsírcas, Antonis Samarakis, Galatia Sarandi e Nestoras Matsas.

Com o fim da guerra surgiu um vigoroso grupo de poetas cujo modernismo enriquece, e dá continuidade, à antiga tradição de sentimento nostálgico: Georgios Seféris — Prêmio Nobel de Literatura em 1963 —, Yannis Ritsos e Odiseas Elitis, Prêmio Nobel em 1979.

O teatro começou a ser revalorizado a partir da década de 1950. Em contraste com as tragédias de Sikelianos e Kasantzakis, inspiradas na antigüidade e na época bizantina, as obras dos jovens escritores abordam os problemas da atualidade.


Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r