Pular para o conteúdo principal

HOMO DEBILIS






Primeiro, foi o frango. Depois, o iogurte. Mais recentemente, a dentadura. Qual será o próximo paradigma do sucesso do Plano Real? Mais um alimento? E por que não? Que ninguém se espante se dia desses o presidente tirar da manga um curinga que há muito, aliás, já podia ter posto na mesa: a cultura, o alimento do espírito.

Antes que o professor Francisco Weffort se assanhe e pense que vou elogiar sua performance ministerial, alerto: a cultura a que me refiro nada tem a ver com aquela entregue aos desvelos de sua Pasta. A cultura que o presidente poderia acrescentar ao frango, ao iogurte e à dentadura é, infelizmente, aquela que sai dos aparelhos de som das classes B, C e D, anima pagodes e forrós, mina os tímpanos nos bailes funk e já impôs sua hegemonia nos canais abertos da televisão.

Certo, ela já existia, mas era restrita, periférica, e não tinha como se expandir porque seus consumidores em potencial mal conseguiam pagar as contas do armazém. Alforriados pelo Plano Real, eles não apenas passaram a comer frango, iogurte e a pedir Corega na farmácia como entraram de mala e cuia na sociedade de consumo, influindo decisivamente no perfil do mercado cultural. Temos de dar a mão à palmatória: sem o Plano Real, não teríamos nas paradas de sucesso tantas duplas sertanejas, tantos grupos do gênero Gerasamba e Só Pra Contrariar, nem o tchan teria chegado a Montreux como um exemplo de nossa pujança glúteo-musical.

Talvez fosse politicamente mais correto de minha parte saudar a ascensão dos mais desvalidos aos produtos da indústria cultural. Um demagogo o faria com a maior cara-de-pau, apoiado pelos populistas de plantão, useiros e vezeiros em confundir o popular com o popularesco, o singelo com o medíocre e a autenticidade com a breguice. Não o faço, acima de tudo, por excesso de pudor. A cultura só tem a perder quando orientada para o gosto rombudo e as almas caipiras.

Sempre que lhe parece oportuno, Fernando Henrique Cardoso compara as intenções (ou as metas) de seu governo às do governo Juscelino Kubitschek. Sublimar não é proibido, mas, no quesito cultura, FHC não tem a menor chance de entrar para a história como um Péricles tupinambá. Pelas evidências disponíveis, em seu reinado, mesmo admitida como líquida e certa a sua reeleição, não desfrutaremos de uma renascença nem sequer remotamente comparável à dos anos JK, quando, à sombra de uma Copa do Mundo (futebol também é cultura), por aqui floresceram a Bossa Nova, o Cinema Novo e outros movimentos inovadores nas áreas das artes plásticas, da poesia e do jornalismo.

Não estou sendo saudosista, apenas realista. Mesmo se levando em conta a indiscutível qualidade de uma e outra revelações mais ou menos recentes, como, por exemplo, o cineasta Jorge Furtado, há muito não vemos surgir alguém que possamos qualificar, sem hipérbole, compadrio ou corporativismo geracional, de gênios da raça, como Tom Jobim, Glauber Rocha e Caetano Veloso. Mas ausência de talentos exponenciais, de resto circunstancial, não é o x do problema. O que mais nos aflige é a ausência de criadores que nos dêem a impressão de que não serão descartados pelo tempo, de que não são meros produtos de hype ou de circunstância, de que afinal deixarão sua cicatriz no mapa.

Pobre FHC. Quis o destino que ele, logo ele, um intelectual de verdade, ascendesse ao trono numa época particularmente difícil para a cultura, órfã de gênios, emasculada pela supremacia mercadológica e desassistida pela mídia, cuja submissão aos mais deletérios interesses da indústria cultural já virou, a meu ver, um escândalo. Foi nesse vácuo que, com a ajuda do Plano Real e a colaboração espontânea de décadas e décadas de ignorância e analfabetismo, aparvalhadas figuras como Tiririca e Carla Perez ascenderam ao proscênio. Nada tenho contra palhaços e cockteasers; sei, inclusive, que faz parte do repertório humorístico dos palhaços maltratar o vernáculo e a gramática, mas o Tiririca exagerou na regressão - e, não satisfeito, lançou um sucedâneo mirim. Já tivemos palhaços de outra estirpe, como Piolim, nosso clown modernista, e Carequinha, cantoras bregas e afrodisíacas bem mais, digamos, expressivas que a rainha do tchan (Gretchen? Claro), e se capricharmos no inventário, descobriremos que até em matéria de roedores pioramos um bocado: o Ratinho que fazia dupla com o Jararaca era infinitamente mais interessante, e sobretudo mais inofensivo, que o seu atual xará televisivo.
Resta ao presidente e a nós todos um consolo: no resto do mundo, as coisas não andam diferente. Também lá fora o nível caiu a níveis assustadores. O cinema foi engolido pela mesmice, pela brutalidade, por efeitos especiais e por uma imbecilização satisfeita cujo emblema é a série Debi e Lóide. Nem mesmo o rock, o ritmo oficial da entropia pop, conseguiu escapar à epidêmica pasmaceira. A deserção em massa para a mídia eletrônica causou estragos, aparentemente irreversíveis, nos índices (e sobretudo na qualidade) de leitura de jornais, revistas e livros. Recente pesquisa da Unesco revelou que, de uns anos para cá, os textos de publicações e livros encurtaram tremendamente de tamanho e empobreceram na mesma proporção no que diz respeito ao estilo e ao vocabulário. O mundo amoldou-se aos zumbis da informática, aos que os americanos chamam screenagers (adolescentes "educados" diante do monitor), aos ignaros, aos semiletrados, aos brucutus. O homo sapiens já fez um sucessor: o homo debilis. Ele é a cara do Tiririca.



Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r