Pular para o conteúdo principal

A crise ressuscita o comunismo

 PRAGA - Seria difícil encontrar lugar mais apropriado para um Museu do Comunismo do que porta a porta com um McDonald's, no caso a loja da Na Prikope, o calçadão de Praga que fica ao pé da praça Venceslau, o local das manifestações populares.

Afinal, a rede McDonald's é um dos mais luminosos símbolos do capitalismo que, na antiga Tchecoslováquia, derrotou o comunismo faz 23 anos.

Mas, se eu fosse autoridade tcheca, tomaria certas cautelas antes de relegar o comunismo a um museu. Afinal, o Partido Comunista da Boêmia e Morávia (KSCM, da sigla em tcheco) acaba de obter nas eleições regionais de outubro sua maior porcentagem desde o desterro para o museu.

Ficou com 20,4%, muito perto dos 24% do CSSD, o partido socialdemocrata, ambos escandalosamente à frente do partido que ora governa a República, o ODS (Partido Cívico Democrático), que recolheu apenas 12,3% dos votos.

É natural nessa situação que se fale abertamente nos incontáveis cafés que enfeitam a agradável capital tcheca de uma coligação entre os sociais-democratas e os comunistas para a próxima eleição presidencial, algo impensável até muito pouco tempo atrás.

A ascensão dos comunistas se deve claramente a um fenômeno que não é apenas tcheco, mas europeu: a fadiga com a austeridade.

O primeiro-ministro Petr Necas segue desde que se elegeu, em 2010, a receita ortodoxa, de corte de gastos e aumento de impostos, para levar o déficit público a 3% do PIB, tal como determinam as regras europeias (está em modestos 3,5%). A fadiga é tamanha que o partido de Necas perdeu a maioria absoluta do Parlamento e teve que fazer malabarismos para aprovar na semana passada um pacote de ajuste de 22 bilhões de coroas (€ 1,11 bilhão).

A austeridade empurrou o país para um segundo ano de recessão (a economia vai se retrair 1,3% este ano, segundo as previsões da Comissão Europeia, e crescer magro 0,8% em 2013).

É verdade que o desemprego (7%) não chega aos níveis desesperadores da Grécia, da Espanha e Portugal e é até inferior a média de 10,5% dos 27 países da UE.

Mas comparações dizem pouco aos tchecos, que esperavam sair do comunismo (e seu falso pleno emprego) para o paraíso, não para as agruras de uma crise que parece não ter fim.

É possível que o avanço dos comunistas não passe de um momento fugaz, como aconteceu na França com seu inverso, a extrema-direita, que teve boa votação na eleição presidencial para murchar nas legislativas, logo em seguida. Mas o fato é que um pouco por toda a Europa pipocam partidos extremistas, como os nazifascistas na Grécia, ou exóticos (os Piratas, na Suécia e na Alemanha). Tudo por conta da crise. Falta agora que ela tire o comunismo do museu da Na Prikope.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)