Doença é qualquer estado em que haja uma deterioração da saúde do organismo humano. Todas as doenças implicam num enfraquecimento do sistema natural de defesa do organismo ou daqueles que regulam o ambiente interno. Mesmo quando a causa é desconhecida, é possível quase sempre explicar uma moléstia com base nas alterações nos processos fisiológicos ou mentais.
A compreensão das doenças depende de uma descrição clara dos sintomas, que são manifestações dos processos vitais alterados. Pode variar de relatos subjetivos de dor, como cefaléia ou dor nas costas, a fatos objetivos, como inflamação ou erupção. Os sintomas gerais consistem em mudanças na temperatura corporal (como febre), fadiga, perda ou aumento de peso e dor ou hipersensibilidade dos músculos ou órgãos internos.
Com o aumento do uso de testes de laboratório nos exames de rotina realizados em pessoas aparentemente sadias, os médicos diagnosticam, cada vez com mais freqüência, doenças que não manifestavam sintomas para o paciente. Por exemplo, é possível detectar a hipertensão em fases precoces, antes que provoque lesões importantes no coração ou nos vasos sangüíneos. O desenvolvimento e a crescente utilização de testes cada vez mais sensíveis impõe a necessidade de um uso mais cuidadoso da palavra doença.
Comentários