Pular para o conteúdo principal

Fora da TV, Cristina Prochaska foca na fotografia

 Fora da TV, a atriz e jornalista Cristina Prochaska, 52, tem se dedicado à fotografia. Seu novo trabalho vai estar em cartaz no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), a partir da próxima quarta-feira (23), em São Paulo.

"Resolvi me focar na fotografia", conta Prochaska, que é conhecida pelo papel de lésbica em "Vale Tudo" (1988) e como apresentadora de bailes de Carnaval na Band nos anos 1980 -- passagem que inclui a lendária gafe televisiva de um câmera, que ao ser orientado pelo diretor para "fechar na Prochaska", deu close na virilha da entrevistada da vez.

Os olhares da artista agora são dirigidos para barcos atracados em Ubatuba, Paraty, Búzios e Arraial do Cabo.

"Peguei mesmo encantamento e fechei o meu plano, busquei as curvas, as formas, o descascado do tempo e do vento nas cores das embarcações. Me interessam os detalhes e os fragmentos --essa, aliás, é uma boa palavra", explica.

Ela conta que se aproximou de comunidades de pescadores nos três meses que se dedicou a fazer o ensaio, após receber o convite para mostrar sua atividade no Mube. "Sempre estou metida numa mostra, numa galeria."

A paixão pela fotografia, porém, não substitui a vontade que Prochaska sente de voltar para os palcos. E o jeito que arrumou para matar a saudade de atuar é assistir à reprise de "Que Rei Sou Eu?" (1989), no canal Viva (de seg. a sex., à 0h15, classificação não informada).

"Quando fiz essa novela, eu tinha 25 anos, e me impressiona como ela continua atual e coerente. Esse reino [o Brasil] está igual. Só mudou o chefe do palácio. Na verdade, agora é 'Que rainha sou eu?', né? Mas, se chamá-la de rainha, ela fica brava. Tem de falar presidenta ou pagar uma multinha", diz bem-humorada.

Também assistiu à reprise de "Vale Tudo" (1988) no ano passado. Na novela, ela foi pioneira em interpretar um casal de lésbicas na televisão. Seu par romântico na ficção era a atriz Lala Deheinzelin, mas a relação das duas era mais sugerida do que mostrada.

Para Prochaska, até a censura de afeto entre homossexuais continua a mesma. "É uma dicotomia porque eles deixam passar sexo explícito ao vivo e em infravermelho no [reality show da Globo] 'BBB'", comenta.

Prochaska afirma que a censura deveria ser para a "vulgaridade deslavada que tomou conta da televisão brasileira em todos os canais e todos os programas", o que julga diferente da época em que ela mesma apresentava bailes de Carnaval.

"Aquilo passava às 3h, 4h, havia uma certa exposição do corpo, mas a gente não mostrava, e agora vale tudo."

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)