O ex-time de Pelé nos Estados Unidos vai voltar aos gramados após quase três décadas de inatividade. Nesta quinta-feira, o New York Cosmos anunciou que em 2013 vai disputar a Liga de Futebol Norte Americana (NASL, na sigla em inglês), que seria o equivalente a uma segunda divisão do país, abaixo da Major League Soccer (MLS), onde atuam astros como David Beckham, Thierry Henry e Landon Donovan. Nos Estados Unidos, no entanto, não há sistema de promoção ou rebaixamento entre os campeonatos.
O Cosmos, que tem Pelé como presidente de honra, foi fundado em 1971, mas ficou famoso mundialmente no fim daquela década, quando contratou o Rei do Futebol, então aposentado, para popularizar o futebol no país, junto a outros astros internacionais, como Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Chinaglia. A franquia conquistou cinco títulos da NASL até encerrar as atividades, em 1984.
A equipe ainda não anunciou detalhes sobre onde o time mandará seus jogos e as contratações para a temporada. Segundo o jornalista americano Grant Wahl, o principal dirigente do Cosmos, Seamus O'Brien, revelou que existem duas opções para estádio: Queens e Long Island.
Em 2010, o Cosmos já havia retomado as atividades, apenas nas divisões de base. Na época, os dirigentes não esconderam o desejo de, a médio prazo, disputar a MLS, e elite do futebol no país. E havia até o interesse da MLS, como contou na ocasião Don Garber, principal dirigente do campeonato, em contar com outra equipe de Nova York, ao lado do NY Red Bulls, numa eventual expansão do torneio. Mas, por enquanto, o Cosmos terá de disputar a bem menos prestigiada NASL, que conta com equipes dos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico e, por enquanto, tem apenas nove times confirmados na temporada 2013.
Comentários