Pular para o conteúdo principal

Neurocientista de Harvard revela a melhor música para concentração: ‘Não só clássicas’; veja lista

 Muitas pessoas têm o costume de ouvir músicas para se concentrar. No Spotify, playlists com músicas clássicas bombam com títulos como “músicas para trabalhar” ou “músicas para estudar”. Segundo um neurocientista de Harvard, porém, não são necessariamente canções eruditas que ajudam no foco.

Em uma coluna escrita para a emissora de TV CNBC, dos EUA, o psiquiatra Srini Pillay pontuou que os gêneros que auxiliam no foco do cérebro são muitos e podem ajudar, até mesmo, pessoas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Tudo varia de pessoa para pessoa e, para Pillay, o que mais ajuda são músicas de hip-hoprappopcountryfolk, clássica e ópera.

Ele diz que seus estudos apontaram que as “canções familiares”, ou seja, músicas já conhecidas, são aquelas que mais ajudam no momento em que a concentração é necessária.

O neurocientista cita uma pesquisa de 2018, chamada Correlatos neurais de familiaridade na audição musical: uma revisão sistemática e uma meta-análise de neuroimagem, que apontou que “músicas familiares” ativam as mesmas regiões do cérebro responsáveis pelo movimento, o que faz com que o foco fique “encorpado”.

“Isso significa que posso cantar e sentir um ritmo já aprendido no meu corpo”, explica Pillay. “Por eu já ter ouvido a canção antes, eu tenho o prazer de antecipar o que vem a seguir”, completa.

O psiquiatra também pontua que é preciso atenção para quando podemos estar “enjoados” de certas músicas. Segundo ele, estudos mostram que o gosto em determinada canção segue uma curva em U – quando o cérebro começa a se acostumar com a música, os retornos diminuem.

O neurocientista diz que músicas “soft-fast” – como I’m Yours, de Jason Mraz, ou Love On Top, de Beyoncé – são as que mais ajudam no aprendizado. Canções instrumentais também tendem a trazer mais foco do que as que possuem letras.

Músicas que provocam muitas emoções podem prejudicar a concentração, já que, no cérebro, os centros de foco estão diretamente conectados com aqueles que processam emoções. Por outro lado, Pillay explica que, quando suprimimos nossos sentimentos, as emoções negativas permanecem no nosso cérebro, o que também diminui a capacidade de se concentrar.

O melhor, conforme o neurocientista, é fazer com que a música se conecte com as suas emoções para, assim, pensar com mais clareza. Como exemplo, ele cita canções que escuta em momentos em que sente tristeza ou raiva, por exemplo.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)