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Clarice Lispector

Leia este texto de cima para baixo e depois de baixo para cima. "Não te amo mais. Estarei mentindo dizendo que Ainda te quero como sempre quis. Tenho certeza que Nada foi em vão. Sinto dentro de mim que Você não significa nada. Não poderia dizer jamais que Alimento um grande amor. Sinto cada vez mais que Já te esqueci! E jamais usarei a frase EU TE AMO! Sinto, mas tenho que dizer a verdade É tarde demais..."

ECOLOGIA SOCIAL: UM SANEAMENTO DOS GRUPOS HUMANOS

INTRODUÇÃO Após ter recebido convite para participar desta mesa redonda e ao tomar conhecimento do tema desta Plenária: “Ecologia Social: um saneamento dos grupos humanos”, a minha primeira reação foi de espanto. O que quer dizer isso? O que vem a ser isso? E dentro deste espanto o que mais me intrigou foi a palavra saneamento. O que quer dizer isto neste contexto? Passei então a refletir mais demoradamente sobre estas questões e fui ficando convencido que este tema nos dará oportunidade de boas reflexões sobre nossa área e nossa linha de trabalho. DESENVOLVIMENTO A primeira questão que gostaria de levantar é a sobre se temos ou não, do ponto de vista da Gestalt-terapia, o direito e/ou o dever de legislar sobre o outro. Este é um tema central e importante. Em um texto que escrevi a muitos anos atrás (Martins, 1982), sustentei que o homem é o único animal que classifica, que nesta classificação existe grande quantidade de arbítrio e que o sujeito classificador parece buscar exercer um

A PALAVRA FILOSOFIA

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem deseja-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses e

A FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Como todas as outras criações e instituições humanas, a Filosofia está na História e tem uma história. Está na História: a Filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que, em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos, diante do que é novo e ainda não foi compreendido. A Filosofia procura enfrentar essa novidade, oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura de seu tempo, do qual ela faz parte. Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos prosseguem ou, freqüentemente, tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver, seja aproveitando o passado filosófico, seja criticando-o e refutando-o. Além disso, as transformações nos modos de conhecer podem ampliar os campos de investigação da Filosofia, fazendo surgir novas disciplinas filosóficas, como também podem di

A CONCEPÇÃO HUMANÍSTICO-EXISTENCIAL-FENOMENOLÓGICA DA GESTALT

A gestalt-terapia constitui-se numa prática de convergências onde se admite que antes de tudo há o homem: a chave de todas as coisas, o sentido de tudo quanto há. Mas também onde se percebe que este homem faz-se por si mesmo, através de seus atos. Aventura-se causa ansiedade, mas deixar de arriscar-se é perder a si mesmo... E aventurar-se no sentido mais elevado é precisamente tomar consciência de si próprio. Soren Kierkgaard INTRODUÇÃO A Gestalt-terapia, a nosso ver, localiza-se como uma filosofia de vida e como uma prática psicoterápica (entre outras práticas possíveis, como a pedagógica, por exemplo) no ponto de interseção de várias correntes de pensamento. Seu mérito consiste em possibilitar a harmonização de tais correntes sem mulhar-lhes o sentido. Assim, não as reúne como uma colcha de retalhos, mas como partes de um todo harmônico. Neste trabalho vamos examinar três destas influências: o humanismo, o existencialismo e a fenomenologia. O HUMANISMO O humanismo é uma concepção d

Para que Filosofia?

* AS EVIDÊNCIAS DO COTIDIANO Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos perguntas como "que horas são?", ou "que dia é hoje?". Dizemos frases como "ele está sonhando", ou "ela ficou maluca". Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha". Numa disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: "Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu", e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender". Também é comum ouvirmos os pais e amigos dizerem que somos muito subjetivos quando o assunto é o namorado ou a namorada. Freqüentemente, quando

Roteiro de Avaliação de uma Tese

INTRODUÇÃO O processo de avaliação de uma tese é uma atividade comum no meio acadêmico. A utilização de um roteiro estruturado tem a função de auxiliar ao examinador e permitir uma discussão objetiva sobre algo palpável. Dentro deste espírito fui convidado pelo Prof. Emil Burihan para proferir uma aula sobre o tema no módulo de metodologia da pesquisa no Curso de Pós-graduação em Cirurgia Vascular, Cardíaca, Torácica e Anestesiologia da Universidade de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, área de concentração: cirurgia vascular. O conteúdo deste manuscrito é o resultado impresso desta aula que ocorreu no dia 09 de março de 2000. Os diapositivos utilizados nesta aula estão disponíveis sítio: http://www.evidencias.com/acl_tes1.pdf A expressão “avaliação de uma tese” esconde uma palavra que é decisiva para o entendimento de como fazer a avaliação. A palavra é qualidade, assim reescrevendo a expressão, o título mais preciso é “avaliação da qualidade de uma tese”. O acréscimo desta palavr