Pular para o conteúdo principal

Feng Shui

(風水 — literalmente, vento e água, cuja a pronúncia é "fon suei") é um conhecimento de mais de 3000 anos que visa a harmonizar o espaço físico com certas influências naturais sutis, e é fundamentado na observação da Natureza e na experimentação que combina elementos de diversas áreas (Arquitetura, Astrologia, Matemática, etc...).

Os mestres Chineses de Feng Shui reconhecem que cada edificação, terreno ou área natural possui sua própria vibração (chamada qi), e está sujeito a várias influências do ambiente que o circunda. Compreendem a importância de uma correta localização de edificações, móveis e objetos, e sabem que certos tipos de vibrações dentro do ambiente e no seu entorno são benéficos enquanto outros podem proporcionar dificuldades para o corpo e a mente. Quando as pessoas buscam o equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, gozam de boa sorte, saúde e prosperidade. Quando se alinham com influências nocivas experimentam dificuldades e obstáculos.

A origem da expressão "Feng Shui" está no Zang Shu (O Livro dos Enterros) escrito pelo Mestre Guo Pu (276-324 d.C). A sentença diz:

O Qi é disperso pelo vento (Feng) e contido pela água (Shui).

Traduzido de modo literal, os ideogramas Feng e Shui significam Vento e Água. Entretanto, na simplicidade destas palavras repousam conhecimentos para direcionar e conservar as influências positivas ou benéficas. O principal objetivo do Feng Shui é guardar a boa influência de modo a permitir que permaneça e se distribua suavemente pela edificação. O segundo objetivo é reduzir os efeitos negativos das influências nocivas. O terceiro objetivo é implementar "curas" – através da forma, da cor, do posicionamento, das alterações arquitetônicas - que podem estimular ou engrandecer as características benéficas a fim de produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores. Cada avaliação de Feng Shui é única, pois exibe situações de acordo com as influências magnéticas do local, da edificação e de seus habitantes.

O Feng Shui se apresenta em dois diferentes níveis ou aspectos: o aspecto ‘visível’ que se refere ao que podemos ver, ou seja, às formas: a porta principal alinhada com a porta dos fundos, a escada alinhada à porta de entrada, objetos pontiagudos ou de aparência desagradável na direção de portas ou janelas, entre outros. Estas características são relativamente fáceis de remediar e, com freqüência, apresentam resultados efetivos.

O aspecto "invisível" não pode ser percebido pelos sentidos. Seu "mapeamento" é realizado através de cálculos matemáticos que descrevem o campo magnético existente. Temos apenas o resultado de sua influência através de uma vitalidade para as realizações do dia a dia, um sentimento de paz e tranqüilidade quando tais aspectos são benéficos. Caso contrário, manifestam-se através de doenças, indisposição, má sorte. As influências invisíveis descrevem a característica magnética do local ou ambiente seja ele benéfico ou não. Isso explica porque certas áreas da edificação são pouco ou nunca ocupadas, ou porque alguns moradores estão sempre adoentados. Ou ainda quando nos sentimos confortáveis em determinado ambiente. As pessoas reagem intuitivamente freqüentando ou evitando aquele espaço. As influências invisíveis também explicam certas edificações ou áreas em uma cidade que são bem ocupadas enquanto outras são evitadas pelos habitantes.

Os aspectos invisíveis são mais importantes que os aspectos visíveis. Não é possível corrigir problemas sem que sejam determinados, ou "mapeados", os aspectos invisíveis. Se isso não ocorre, não importa o que tenha sido feito no nível do visível, os resultados não serão efetivos. As influências nocivas invisíveis precisam ser corrigidas no nível visível – cor, forma, número -, de outro modo, a solução não acontecerá.

Somente os métodos mais elaborados do Feng Shui são capazes de detectar as influências invisíveis de uma edificação. Ao longo dos séculos, os sábios Chineses desenvolveram métodos e sistemas matemáticos para mapear as características magnéticas de uma edificação, mesmo que ela ainda não tenha sido construída. A base para o entendimento dos aspectos invisíveis do Feng Shui é a compreensão de que o alinhamento (orientação magnética do imóvel) e a época em que foi construído contribuirão para que o mesmo atraia certos tipos de vibrações. As influências visíveis indicam o que pode estar errado. As influências invisíveis explicam porque sentimos que alguns ambientes ou locais são “ruins”, enquanto outros são “bons”.

Os Chineses comparam o Feng Shui a uma Acupuntura do espaço. Da mesma forma que o Acupunturista aplica finas agulhas em uma parte do corpo para curar uma outra parte ou órgão, o Consultor de Feng Shui sabe como detectar as influências invisíveis e recomendar curas para uma área particular do imóvel. Esta aplicação é capaz de alterar a característica vibracional do ambiente. Os Chineses antigos buscavam o entendimento e o tratamento das influências vibracionais sutis. Como resultado de séculos de pesquisa e estudo, temos na atualidade um valioso conjunto de conhecimentos que podem nos auxiliar a construir ambientes mais confortáveis. De forma semelhante à Acupuntura, talvez nunca compreenderemos completamente o conhecimento dos mestres antigos sobre o Feng Shui, no entanto suas técnicas são efetivas e podemos nos beneficiar delas se soubermos como aplicá-las adequadamente

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r