Bons dançarinos são mais atraentes





As pessoas que causam impressão numa pista de dança sempre foram vistas como bons partidos, mas os cientistas agora explicaram o porquê. Segundo um estudo de pesquisadores da Rutgers University, publicado na última edição da revista Nature, as pessoas que têm um melhor balanço normalmente são mais simétricas. Isso seria o que as pessoas buscam em um parceiro.
Os pesquisadores usaram câmeras especiais para gravar os movimentos de dançarinos, mas não suas aparências. O estudo indicou que os que se movimentam com mais simetria eram considerados os melhores dançarinos.
A pesquisa analisou 183 dançarinos na Jamaica. Cada pessoa dançava a mesma música no mesmo local e em frente à mesma equipe de gravação por um minuto.
Os vídeos dos 20 melhores e dos 20 piores dançarinos foram selecionados, baseados em sua simetria corporal ¿ medida pela comparação de certos pontos no corpo, como ombros, dedos e orelhas.
Os vídeos, que mostram o movimento, mas não a aparência das pessoas, foram então mostrados para 155 pessoas.
Os dançarinos simétricos tiveram uma avaliação melhor do que os não-simétricos, especialmente pelas mulheres.
Mulheres mais exigentes
No artigo publicado na Nature, a equipe liderada pelo pesquisador William Brown sugere que a maior ênfase colocada na simetria por mulheres sustenta a teoria de que as mulheres, que normalmente carregam a maior parte do peso sobre a criação dos filhos, são mais exigentes ao selecionar um parceiro.
Eles dizem que não está claro se a explicação era o próprio grau de simetria, ou uma característica associada, como coordenação, ou as habilidades necessárias para executar movimentos de dança complicados, ou mesmo o ritmo.
"Será que a habilidade para a dança tem relação com o sucesso reprodutivo? Nós planejamos analisar esta questão com dados de longo prazo para a mesma população do estudo", dizem os pesquisadores.
George Fieldman, psicólogo no University College, de Londres, especializado em pesquisas sobre atração sexual, diz: "É certamente verdade que as pessoas buscam simetria num parceiro".
"Se você é simétrico, isso significa que tem os genes que controlam isso e que nada ocorreu para mudar isso da concepção à idade adulta", diz ele. "Alguém que é simétrico poderia fazer coisas como correr mais rápido, então escolher alguém simétrico significaria ser capaz de se defender melhor e conseguir as melhores presas."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Significado dos Dias da Semana

Chave de Ativação do Nero 8