Pular para o conteúdo principal

Microsoft Corporation - Parte 1

INTRODUÇÃO

Microsoft Corporation é a principal empresa norte-americana de softwares para computadores, a Microsoft desenvolve e vende uma gama de softwares para empresas e consumidores em mais de 50 países. Seus sistemas operacionais Windows para computadores portáteis são os mais usados do mundo. A sede da Microsoft está localizada em Redmond, Washington.

Outros produtos bem conhecidos da Microsoft incluem o Word, um processador de texto; o Excel, um programa de planilhas; o Access, um programa de banco de dados; e o PowerPoint, um programa para preparar apresentações comerciais. Esses programas são vendidos separadamente e como parte do Office, um conjunto de softwares integrados. A empresa também fabrica o BackOffice, um conjunto de produtos de servidores integrados para empresas. O Microsoft Internet Explorer permite que os usuários naveguem pela World Wide Web. Entre os outros produtos da empresa, encontram-se aplicativos de referência, incluindo a Enciclopédia Encarta; jogos; softwares financeiros; linguagens de programação para o desenvolvimento de softwares; dispositivos de entrada, tais como dispositivos apontadores e teclados; e livros relacionados a computadores.

A Microsoft opera a Microsoft Network (MSN), uma coleção de sites de notícias, viagens, finanças, entretenimento e informações na Web. A Microsoft e a National Broadcasting Company (NBC) operam em conjunto a MSNBC, um canal de televisão a cabo 24 horas no ar, com noticiários, debates e informações, além de um site associado.

FUNDAÇÃO

A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. Os dois trabalhavam juntos nos tempos do ginásio devido ao hobby de fazer programações no computador PDP-10 original da Digital Equipment Corporation. Em 1975, a revista Popular Electronics deu destaque a uma reportagem de capa sobre o Altair 8800, o primeiro computador portátil. O artigo inspirou Gates e Allen a desenvolver a primeira versão da linguagem de programação BASIC para o Altair. Eles licenciaram o software para a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), o fabricante do Altair, e formaram a Microsoft (originalmente Micro-soft) em Albuquerque, Novo México, para desenvolver versões de BASIC para outras empresas de informática. Os primeiros clientes da Microsoft incluíam firmas de hardware recém-criadas, tais como a Apple Computer, fabricante do computador Apple II; a Commodore, fabricante do computador PET; e a Tandy Corporation, fabricante do computador Radio Shack TRS-80. Em 1977, a Microsoft lançou seu segundo produto de linguagem, o Microsoft FORTRAN, e, logo depois, lançou versões de BASIC para os microprocessadores 8080 e 8086.

MS-DOS

Em 1979, Gates e Allen transferiram a empresa para Bellevue, Washington, um subúrbio de sua cidade natal em Seattle. (A empresa mudou para a sede atual em Redmond em 1986.) Em 1980, a International Business Machines Corporation (IBM) escolheu a Microsoft para escrever o sistema operacional para seu computador portátil, que seria lançado no ano seguinte. Como não dispunha de muito tempo, a Microsoft comprou o QDOS (Quick and Dirty Operating System) do programador Tim Paterson, de Seattle, por 50 mil dólares e o renomeou como MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Fazia parte do contrato com a IBM uma cláusula, que permitia que a Microsoft licenciasse o sistema operacional para outras empresas. Até 1984, a Microsoft já havia licenciado o MS-DOS para 200 fabricantes de computadores portáteis, o que tornou o MS-DOS o sistema operacional padrão para computadores portáteis e propiciou o imenso crescimento da Microsoft na década de 1980.

SOFTWARES DE APLICATIVOS

À medida que as vendas do MS-DOS decolavam, a Microsoft começou a desenvolver aplicativos comerciais para computadores portáteis. Em 1982, a empresa lançou o Multiplan, um programa de planilhas, e, no ano seguinte, lançou um programa processador de texto, o Microsoft Word. Em 1984, a Microsoft era uma das únicas empresas de software constituídas para desenvolver softwares de aplicativos para o Macintosh, um computador portátil desenvolvido pela Apple Computer. O primeiro programa de suporte da Microsoft para o Macintosh foi um enorme sucesso para o software de aplicativo dessa empresa, que incluía o Word, o Excel e o Works (um conjunto de softwares integrados). No entanto, o Multiplan para MS-DOS esbarrou no popular programa de planilhas Lotus 1-2-3, fabricado pela Lotus Development Corporation.

WINDOWS

Em 1985, a Microsoft lançou o Windows, um sistema operacional que ampliava os recursos do MS-DOS e empregava uma interface de usuário gráfica. O Windows 2.0, lançado em 1987, melhorou o desempenho e ofereceu um novo visual. Em 1990, a Microsoft lançou uma versão ainda mais potente, o Windows 3.0, que foi seguida pelos Windows 3.1 e 3.11. Essas versões, que vinham pré-instaladas na maioria dos novos computadores portáteis, tornaram-se rapidamente os sistemas operacionais mais amplamente usados. Em 1990, a Microsoft se tornou a primeira empresa de softwares para computadores portáteis a atingir o recorde de 1 bilhão de dólares em vendas anuais.

Quando o domínio da Microsoft cresceu no mercado de sistemas operacionais para computadores portáteis, a empresa foi acusada de práticas de monopólio comercial. Em 1990, o Federal Trade Commission (FTC) começou a investigar a Microsoft devido à acusação de práticas anti-competitivas, mas não conseguiu chegar a uma decisão e abandonou o caso. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos continuou a investigação.

Em 1991, a Microsoft e a IBM deram fim a uma década de colaboração, ao seguirem diferentes rumos no tocante à geração seguinte de sistemas operacionais para computadores portáteis. A IBM escolheu continuar usando o sistema operacional OS/2 (lançado em 1987 pela primeira vez), que até então formava uma joint venture com a Microsoft. A Microsoft optou por desenvolver o sistema operacional Windows, para que este ficasse cada vez mais potente. Em 1993, a Apple perdeu uma ação judicial por violação de copyright para a Microsoft, que alegava que o Windows havia copiado ilegalmente o projeto de interface gráfica do Macintosh. O julgamento foi, posteriormente, defendido por um tribunal de apelação.

Em 1993, a Microsoft lançou o Windows NT, um sistema operacional para ambientes de negócios. No ano seguinte, a empresa e o Departamento de Justiça chegaram a um acordo que exigia que a Microsoft alterasse a forma como o software de sistema operacional era vendido e licenciado para fabricantes de computadores. Em 1995, a empresa lançou o Windows 95, que dava destaque a uma interface simplificada, multitarefas, entre outros aperfeiçoamentos. Estima-se que 7 milhões de cópias do Windows 95 tenham sido vendidas nas sete primeiras semanas de lançamento do produto.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r