Pular para o conteúdo principal

Tijolão evolui e vira PC de bolso

 

Os celulares, que já têm programas e serviços, devem ficar ainda mais personalizados

Aos jovens da nova geração, que crescem com a evolução do telefone com música, câmera fotográfica e internet banda larga, uma breve lição de história: há 25 anos, o celular só servia para falar.

Os primeiros dispositivos eletrônicos para redes celulares foram inventados muito antes, nos anos 1960, mas aconteceu exatamente em 1983 o lançamento do modelo 8000X do Motorola DynaTAC, um tijolão de quase 800 gramas que chegaria às mãos dos usuários no ano seguinte.

De lá para cá, o design foi algo que mudou muito. Do primeiro tijolão aos projetos ultrafinos de hoje (sem contar o iPhone), o celular evoluiu a ponto de se transformar em objeto de desejo do usuário.

"Lembra da indústria automobilística no começo? Os carros eram monocromáticos. Hoje, temos conversíveis e [carros] de todas as cores. O mesmo vale para os telefones. No começo, eles só serviam para falar mesmo", diz William Yau, designer da Nokia.

O que mudou também foi o sistema operacional que move o telefone, já que, atualmente, os celulares são praticamente PCs de bolso.

Os sistemas mais populares -Symbian, Windows Mobile, Linux e, ainda neste ano, Android, desenvolvido com incentivo do Google e parceiros-, brigam por mercado e ainda não há um grande vencedor. Correndo por fora, tem a Apple e seu Mac OS X.

"Os perfis são distintos. Quem usa o Windows quer produtividade, o Linux é bastante usado para celulares com música e o Symbian, para multimídia", explica Edson Bortolli Jr., diretor de produto da Motorola. "As operadoras também não se interessam pelo domínio de um sistema só", completa.

Praticamente todos os fabricantes de celulares e equipamentos de redes entrevistados pela Folha confirmam uma tendência para o futuro nos telefones celulares: os aparelhos serão cada vez mais personalizáveis e os serviços oferecidos por eles vão atrair cada vez mais o consumidor.

"Telefone é vitrine para serviços. Não é à toa que Yahoo!, Google e Apple estejam atrás [desse mercado]. Com serviços no aparelho, o valor da internet vai para o celular", diz Jesper Rhode, vice-presidente de multimídia da Ericsson.

Para Frederick Kitson, vice-presidente da Motorola Labs, "a personalização da interface integrada às buscas vai fazer, por exemplo, o buscador entender o contexto ao redor do usuário, o que ele faz, gosta, de uma forma natural".

Ele dá um exemplo: "Um acelerômetro embutido pode identificar quando você está parado ou em movimento e bloqueia chamadas no carro, por exemplo. Ao mesmo tempo, ele pode informar como está o trânsito."

Outro exemplo de função que pode vir a existir no futuro é citado por Alan Herring, diretor da Tibco Software. "Já existem, nos EUA, serviços que unem a experiência de comparação de preços on-line com códigos 2D em lojas físicas, permitindo comparar preços dentro da loja, em tempo real."

TELEFONE MÓVEL JÁ ERA PESQUISADO NOS ANOS 1940

O primeiro modelo da Motorola, o DynaTAC (que significa Dynamic Adaptive Total Area Coverage), chegou às lojas nos Estados Unidos em março de 1983, com o incrível preço de US$ 3.995. Mas pesquisas envolvendo redes celulares já existiam desde os anos 40 na Europa. Em 1956, a Ericsson lançou na Suécia um "sistema automático de telefonia móvel" chamado MTA (Mobile Telephony System A).

O aparelho "portátil" pesava 40 quilos. Nove anos depois, foi lançada uma versão mais leve, que pesava nove quilos. O sistema existiu até 1983.

Banda larga móvel deverá popularizar o acesso a internet

As funções dos telefones celulares só começaram a ficar sofisticadas com o início do acesso móvel à internet (páginas WAP), em 1999. Os dados chegavam ao telefone.

E eles chegarão ainda mais rápido com a oferta de serviços pela rede 3G, que veio ao país no final do ano passado e que permite que os dados trafeguem na velocidade da banda larga doméstica.

"Com o lançamento dos serviços 3G no Brasil, 2008 vai ser o ano da popularização dos smartphones", afirma André Varga, gerente de produtos da Samsung. Atualmente, há cerca de 123 milhões de celulares do Brasil, segundo a Anatel.

A terceira geração das redes celulares também é ambiente de aposta para aumentar a inclusão digital no país. "Para a grande massa de usuários, vai ser a principal alternativa às opções fixas de banda larga", conta Paulo Breviglieri, diretor de desenvolvimento de negócios da Qualcomm.

Porém, se o celular no futuro promete ficar cada vez mais rápido, como ficam as conexões a cabo ou por ADSL existentes? A resposta vem de Jesper Rhode, vice-presidente de multimídia da Ericsson. "A vantagem hoje para as operadoras fixas é que as velocidades no cabo são mais rápidas e, em breve, vão chegar a 50 ou 100 Mbps, atendendo a uma demanda para a casa digital sem fios", explica.

TV digital

Seja por meio de aparelhos que captam o sinal digital seja por transmissão via streaming direto para o aparelho 3G, os vídeos para telefones vieram para ficar, garantem os especialistas consultados pela Folha.

"A TV digital no telefone será um serviço que pode integrar a transmissão aberta com a interatividade [a ser] fornecida pelas operadoras. Que tal votar em quem deve ser eliminado do "Big Brother" diretamente do telefone? Além disso, nos EUA já existem redes de TV paga via celular, e isso pode vir a acontecer no Brasil no futuro", prevê Breviglieri, da Qualcomm

ULTRA-RÁPIDA

A evolução da terceira geração de telefonia celular aponta para um sistema que é conhecido hoje como 3GPP LTE (Long Term Evolution; evolução a longo prazo, em português), tecnologia que deve levar banda ultra-rápida ao celular. A promessa dos pesquisadores é de atingir mais de 250 Mbps (megabits por segundo) para download -hoje, a média é de 1 Mbps- e de 50 Mbps para upload. Os primeiros projetos são esperados para 2010.

Tradução de textos em fotos ajuda em viagens

Imagine que você está na China e não entende nada ao seu redor. Pensando nisso, foi lançado um programa de tradução de fotos para celular, o Shoot & Translate, na feira Cebit, que ocorreu há duas semanas, na Alemanha.

Ele funciona assim: você tira a foto de um texto e, por meio da tecnologia de reconhecimento de caracteres OCR, o programa o traduz. É possível ouvir em voz alta o conteúdo. O software não pode ser encontrado no Brasil.

Na internet

Hoje, é possível encontrar em sites como cellphones. about.com diversos softwares para enviar SMS do computador, converter DVDs no formato de dispositivo móvel e controlar o PC a partir do telefone.

Porém ainda não é confortável navegar e inserir conteúdo na rede pelos celulares comuns. Tanto que, aqui no Brasil, os serviços de dados -downloads e uploads- representam entre 8% e 10% da receita das operadoras.

Mas já há uma grande quantidade de serviços de fotos, vídeos, blogs, localizadores GPS e consultas bancárias.

Dentre esse conteúdo, o que mais se destaca são as músicas. Para se ter uma idéia, uma das maiores lojas de música on-line da América Latina, a Vivo Play, vende cerca de 300 mil canções na íntegra por mês, e 60% dos downloads feitos por clientes da Claro são de músicas, segundo as empresas.

Há ainda os recursos que permitem usar o telefone para blogar em sites como Blogger e Twitter, inserir fotos no Picasa e postar vídeos no YouTube -pelo celular, trafegam vídeos de cerca de 3 Mbytes.

Novas regras oferecem mais liberdade a usuários

A possibilidade de trocar de operadora sem mudar o número do celular e as novas regras de atendimento de telefonia móvel devem melhorar, ainda neste ano, a vida dos usuários.

Segundo o Procon-SP, Telefónica, Vivo, Embratel, TIM e Claro lideraram as queixas de serviços essenciais (água, luz e telefone) em 2007.

A portabildade numérica, que permite que o usuário troque de operadora sem mudar de número, deve começar a ser implantada em agosto nas regiões com códigos de área 14,17, 27, 37, 43, 62, 67 e 86. Até março do ano que vem, todos os brasileiros passarão a ter esse direito. A regra também valerá para telefonia fixa.

Novas regras

Em fevereiro último, entrou em vigor o novo regulamento para a telefonia celular, que, entre outras mudanças, estabeleceu novas regras para os usuários de pré-pagos: mesmo sem créditos, eles poderão fazer ligações a cobrar, para números 0800 e telefones de emergência, pelo prazo de 30 dias.

Além disso, quem não usar seus créditos durante o prazo de validade poderá revalidá-los na próxima recarga -mas isso só vale se o usuário não demorar mais de 60 dias para colocar créditos, pois, após esse prazo, a operadora poderá rescindir o contrato.

DIVERSÃO RODA VIA CELULAR, DIZ ESTUDO

Até 2012, 25% do entretenimento será desfrutado de forma circular. As pessoas não terão vontade de apenas consumir conteúdo, mas de compartilhá-lo, recriá-lo e reinventá-lo, passando-o para seus pequenos grupos de amigos. A tendência foi detectada pela Nokia, em estudo divulgado em dezembro de 2007.

"Vai funcionar mais ou menos assim: alguém compartilha uma gravação de vídeo, filmada pelo celular, de uma noite com um amigo. Esse amigo adiciona um MP3 à gravação -a trilha sonora daquele momento- e passa para outro amigo, que edita a filmagem, colocando fotos, e passa para outro amigo, e assim por diante", explicou Marc Selby, vice-presidente de multimídia da empresa, por meio de sua assessoria de imprensa. "O conteúdo continua circulando entre os amigos, que podem ou não estar perto geograficamente."

A pesquisa foi feita com 9.000 consumidores ativos de tecnologia, entre 16 e 35 anos, em 17 países -todos têm celular (de qualquer marca), 25% compram MP3 e 46% usam mensagens de texto.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r