Pular para o conteúdo principal

Humor na literatura

 

INTRODUÇÃO

Humor na literatura, visão informal e despida de solenidade, zombateira do mundo e da sociedade, presente em algumas obras literárias.

A palavra humor vem do vocábulo latino (ver Língua latina) que significa umidade. Em sentido estrito, refere-se aos "humores" ou fluidos do corpo que, na antiga fisiologia, acreditava-se estarem ligados aos quatro elementos: terra, fogo, ar e água. A partir destes fluidos definiam-se os temperamentos humanos em melancólicos, coléricos, fleugmáticos ou sanguíneos, cada qual dotado de características específicas. O sentimento alegre seria devido à uma boa disposição orgânica.

O humor se tornava, assim, elemento de importância para o escritor de comédias que buscava seguir a famosa máxima de Horácio: castigat ridendo mores, (castiga, pelo riso, os costumes). O humorista era a pessoa dotada de um certo tipo de "humores" que o diferenciava dos demais. William Temple, ensaísta inglês, em Of Poetry (1690), tentou provar que o humor era algo eminentemente inglês, pois em seu país "todo homem tem sua maneira de ser e tem prazer, ou mesmo orgulho, em exibi-la".

Aprofundando este conceito, o humor ele passou a ser visto não só como expressão do caráter individual mas, também, como algo ligado ao desenvolvimento da natureza. Com isto, em finais do século XVII, o humor já não era mais considerado uma anormalidade, algo a ser objeto de crítica e sátira, mas uma particularidade jocosa ou uma fraqueza divertida e inocente que podia ser usada para mascarar emoções e sentimentos.

No século XIX, os teóricos que passaram a estudar a questão, consideravam o humor como "a expressão romântica da comicidade" (Carlyle, 1804), na qual o observador de uma situação humorística se identifica com o objeto de seu riso. Para estes teóricos, o humor "contrapõe o finito ao infinito" ao apontar, nas tolices e ridículos individuais, a insensatez humana dentro de um mundo igualmente insensato.

Assim, o humor passou a ser considerado a forma mais elevada e rica do cômico, sendo o riso um veículo catártico (ver Catarse) das tristezas da vida. Assim, no início do século XX, o humor passou a ser usado para construir, descontruindo. O humorista exarcebava os valores, comportamentos e normas sociais e, através do riso, revelava ao mundo o que o mundo era, na intenção de salvá-lo.

Com o passar do século, o humor deixou de ter a primazia na hierarquia do cômico. O interesse dos críticos se voltou para a análise formal em que contam as emoções do receptor como um todo. Passaram a valorizar o talento em seu sentido amplo: fusão de inteligência e sentimento, base de toda a poesia. Mas os diferentes matizes por que passou o conceito de humor nos permite avaliar sua riqueza e potencialidade, capacidade de captar e expressar o ridículo, a ambigüidade tristeza/alegria, as contradições e instablidade do próprio ser humano construído de sentimento e intelecto.

O HUMOR NA LITERATURA BRASILEIRA

O humor é tão característico do temperamento brasileiro que é conhecida a anedota que descreve o desembarque, no Brasil, de Pedro Álvares Cabral sob o olhar crítico de um índio balançando cabeça: "isto não vai dar certo..."

A literatura brasileira é depositária de mais variadas expressões de humor. Desde Gregório de Matos (1623-1696) que, através da sátira, cobria de ridículo o português colonizador. Fez isto com tanta competência que recebeu o apelido de "Boca do Inferno". Em tom debochado, o inconfidente (ver Inconfidência mineira) Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) escreveu, em Cartas chilenas, um retrato caricato de Luís da Cunha Menezes, governador de Minas, a quem o autor pede que "erga a cabeça da fronha" e venha "ouvir coisas raras".

No século XIX, Machado de Assis esboça sua fina e penetrante análise - não isenta de certa ternura - da fragilidade e insensatez humana. Em sua prosa desmistificadora, na anulação dos códigos "asmáticos e antitéticos", Machado expõe e ri da pomposa solenidade da sociedade carioca. Bastariam contos como O alienista e sua filosófica e inesperada conclusão, ou o Elogio da vaidade feito por ela mesma, ou O espelho refletindo a distorção dos papéis sociais, ou Sereníssima república revendo as distâncias entre o poder e o povo, ou Missa do galo para que se tenha uma ilustração rica e viva das possibilidades e sutilezas do humor de Machado de Assis.

Na mesma época, a comédia teve em Martins Pena um bem-humorado observador dos costumes e figuras de seu tempo, inaugurando um filão que seria explorado e aprofundado por França Júnior, Artur Azevedo, vindo até nossos dias nas figuras de Silveira Sampaio e Millôr Fernandes. Também é no humor que vai se alicerçar o romance picaresco Memórias de um sargento de milícias, de Manoel Antônio de Almeida (1831-1861), que apontou as mazelas sociais pelo espelho deformador do cômico. Em outra linha, o nonsense avulta a figura de Qorpo-Santo, cujo original e surpreendente enfoque humorístico o levaria a ser considerado um precursor do teatro do absurdo.

À época do modernismo, a fúria iconoclasta de Oswald de Andrade teve no humor uma arma contundente. Tal como o será a inteligente ironia de Mário de Andrade, que em Macunaíma sintetiza os sonhos, aventuras e desventuras deste anti-herói que é o homem brasileiro.

Na literatura popular, o humor é traço definidor. Nas metáforas, as relações sociais se desestruturam e fazem surgir a fabulação. Ao colocar em cena o coronel, o negro, o padre, a mulher, o soldado - tantos tipos populares quantos invente a imaginação do autor - invertendo ou caricaturando os papéis de cada um, o povo ri do ridículo dos que estão acima de sua classe ao mesmo tempo que exalta, pelo deboche, a coragem e habilidade do negro ou do peão.

Os tipos populares que se imortalizaram na literatura de cordel ou no teatro de bonecos, cujas histórias são transmitidas de geração em geração - entre outros, Malasartes, João grilo, Cancão de fogo - são descritos como "quengos inteligentes", "reis das tramóias", "mestres da astúcia", de quem "nem o diabo escapa". Alegres e gozadores, têm prazer no que fazem, divertem-se com as próprias trapaças, divertindo os que escutam suas estrepolias criativas e inesperadas. Afinal, com eles aprendemos a "rir da própria desgraça" pois, na dura luta pela sobrevivência, "bem só pode estar o sol / porque ninguém o alcança / haja no mundo o que houver / o sol lá nem se balança / pois enquanto a sorte dorme / a desgraça não descansa".

Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Comentários

Elifas Lira disse…
Poxa, muito bom o texto, me ajudou muito a clarear a mente, para um projeto de extensão, que estou a preparar!

Obrigado.

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r