Estômago

Estômago é o órgão do aparelho digestivo. Como o homem, a maioria dos animais tem apenas um estômago, enquanto que as aves e os ruminantes têm órgãos digestivos formados por duas ou mais câmaras. No homem, o estômago está situado na zona superior da cavidade abdominal .

A superfície externa do estômago é lisa, enquanto que a interna apresenta numerosas pregas que favorecem a mistura dos alimentos com os sucos digestivos e transportam este material até o intestino. A maior parte da absorção de alimentos ocorre no intestino delgado.

A penetração no estômago de fragmentos de comida estimula a secreção do suco gástrico. As paredes do estômago vazio estão em contato uma com a outra. Quando o bolo alimentício entra no órgão, as paredes se expandem e a cavidade aumenta. As ondas de contração do músculo circular maceram e misturam completamente o suco gástrico com o alimento. Periodicamente, este passa do estômago para o duodeno, graças à contração dos músculos da parede do estômago.

Entre os problemas gástricos, figuram as úlceras, o câncer, a dispepsia (indigestão gástrica) e a gastrite, além das afecções decorrentes das cicatrizes das úlceras curadas.


Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Significado dos Dias da Semana

Chave de Ativação do Nero 8