Linux


Linux, sistema operacional multiusuário que incorpora a multitarefa, compatível com o sistema Unix e disponível para diversas plataformas de computadores. Sendo um sistema operacional que segue o padrão Posix, coerente e com muitos recursos, o Linux foi desenvolvido não só por seu criador, o finlandês Linus Torvalds, mas por milhares de programadores ao redor do mundo. O mais interessante sobre isto é que este esforço mundial maciço de desenvolvimento é, em grande parte, natural e voluntário.
Por volta de agosto de 1991, um estudante de Ciência da Computação finlandês começou a divulgar na Internet a seguinte mensagem:
“Olá a todos que estão usando o Minix (pequeno sistema operacional muito utilizado por estudantes). Estou fazendo um sistema operacional (livre) como um passatempo para 386(486) AT compatíveis.”
Esse estudante chamava-se Linus Torvalds e o “passatempo” que ele mencionou se tornou a base do Linux que conhecemos hoje.
Linus Torvalds continua trabalhando no kernel (cerne ou núcleo principal do sistema), porém o Linux é muito mais do que um simples kernel. Não há gerenciamento centralizado de infra-estrutura. Alguém na Rússia, por exemplo, recebe uma nova placa mãe e escreve um driver, software controlador, para suportar uma característica diferente que esta possua. Ou então um administrador de sistemas brasileiro precisa de um software para geração de cópias de segurança, desenvolve-o na medida de sua necessidade e o distribui a qualquer um que precise de algo similar. Esta é a idéia por trás do conceito chamado, em inglês, de open source, ou código fonte aberto. O desenvolvimento de software para o sistema operacional não é proprietário; o desenvolvedor disponibiliza o código fonte juntamente com o software para que outros programadores ao redor do mundo possam melhorá-lo e aprender com ele.
Outro aspecto interessante é que o Linux pode ser obtido gratuitamente, uma vez que a maioria dos programas e o próprio sistema operacional estão disponíveis para uso por qualquer usuário em qualquer situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Inteligência e pensamento

Significado dos Dias da Semana